Primeira-ministra da Nova Zelândia deu à luz uma menina - TVI

Primeira-ministra da Nova Zelândia deu à luz uma menina

Primeira-ministra da Nova Zelândia deu à luz

Numa data carregada de simbolismo e coincidências, Jacinda Arden foi a segunda mulher a dar à luz na História moderna, enquanto chefiava um Governo

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Arden, deu à luz a sua primeira filha. A menina nasceu esta quinta-feira, às 16:45 locais (04:45 em Lisboa), com 3,310 quilos.

Jacinda Ardern postou uma fotografia de família no Instagram que, em três horas, alcançou quase 100 mil gostos. Na publicação, a governante diz sentir-se cheia de sorte por ter dado à luz um bebé saudável e agradeceu o apoio do povo e da equipa do Hospital de Auckland, onde o bebé nasceu.

Num comunicado, Arden diz ainda: “Tenho a certeza que vamos passar por todas as emoções que os novos pais vivem, mas, ao mesmo tempo, sentimo-nos tão gratos por toda a bondade e melhores desejos de tantas pessoas. Obrigada.”

Jacinda Ardern, de 37 anos, vai tirar seis semanas de licença de maternidade e será substituída em algumas áreas pelo vice-primeiro-ministro Winston Peters. Ainda assim, de acordo com a BBC, continuará em funções e a despachar algum trabalho enquanto estiver de licença.

A primeira-ministra neozelandesa, a mais jovem a ocupar o cargo desde 1856, foi eleita em outubro e, em janeiro, anunciou que estava grávida do primeiro filho.

É a segunda chefe de Governo da história moderna a dar à luz enquanto estava em funções. Em 1990, Benazir Bhutto deu à luz uma menina, enquanto chefiava o Governo do Paquistão.

Como a vida é feita de coincidências, a filha de Jacinda Ardern nasceu quatro dias depois da data prevista para o parto, precisamente no dia em que Benazir Bhutto, assassinada em 2007, faria 65 anos.

Entretanto, Jacinda Ardern já recebeu felicitações de políticos de vários quadrantes e de vários países. Uma das primeiras a dar-lhe os parabéns foi a antiga primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark.

 

Continue a ler esta notícia