Estudante emociona primeira-ministra da Nova Zelândia ao perguntar-lhe "como está" - TVI

Estudante emociona primeira-ministra da Nova Zelândia ao perguntar-lhe "como está"

  • AM
  • 20 mar 2019, 11:59

Jacinda Ardern visitou a escola secundária de Cashmere e foi surpreendida por uma pergunta simples, mas emotiva

Depois dos atentados da passada semana, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, visitou, esta quarta-feira, a escola secundária de Cashmere. Depois de discursar, um estudante que se encontrava nas primeiras filas levantou a mão para fazer uma pergunta que surpreendeu a plateia.

"Como está?"

A pergunta emocionou a primeira-ministra que, no seu discurso aos estudantes, encorajou-os a honrar os amigos e familiares que morreram nos ataques nas duas mesquitas. Segundo a imprensa australiana, a escola secundária de Cashmere foi devastada pelos ataques.

Dois estudantes, Sayyad Milne de 14 anos e Hamza Mustafade, de 16, morreram no ataque e um terceiro estudante, Zaid (irmão de Hamza) está internado no hospital com ferimentos de bala. O pai de Hamza e Zaid morreu no ataque, assim como o pai de outro aluno e um antigo aluno da escola.

"Continuem a contar as histórias deles. São eles que temos de homenagear. Não falem nele [autor do ataque]. Não se debrucem sobre quem ele é. Pensem nos vossos alunos e amigos, na comunidade islâmica", afimrou Ardern, garantindo que tem planos para mudar a lei das armas na Nova Zelândia.

Brenton Tarrant, um australiano nacionalista branco, de 28 anos, e que está em prisão preventiva, é o suposto responsável pelos ataques às mesquitas Al-Noor e de Linwood, na sexta-feira, que fizeram pelo menos 50 mortos e quase meia centena de feridos.

Tarrant transmitiu em direto, durante 17 minutos, os disparos.

Gangue quer proteger mesquitas

O gangue Waitkato Mongrel Mob já anunciou que vai proteger as mesquitas e apoiar a comunidade islâmica na Nova Zelândia. De acorco com o presidente do gangue, Sonny Fatu, em declarações ao site Stuff, o grupo está pronto para proteger os trabalhadores da Mesquita Jamia Masjid em Hamilton.

"Vamos apoiar e ajudar os nossos irmãos muçulmanos o tempo que eles precisem. Estamos em contacto com um representante que me chamou e disse que alguns dos nossos irmãos e irmãs têm receios pelas orações de sexta-feira. Pediu-nos se podíamos fazer parte do dispositivo de segurança para que eles possam rezar sem medos", afirmou Fatu.

O presidente da Associação Muçulmana Waikato, Asad Mohsin, já agradeceu o apoio do gangue que, enquanto estiver no dispositivo de segurança, não estará armado.

Christchurch é a maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia e a terceira maior cidade do país com cerca de 376.700 habitantes, localizada na costa leste da ilha e a norte da península de Banks. É a capital da região de Canterbury.

Continue a ler esta notícia