Egipto: parlamento realiza primeira sessão após Mubarak - TVI

Egipto: parlamento realiza primeira sessão após Mubarak

Sessão começou com um minuto de silêncio em memória das vítimas mortais

O parlamento egípcio realizou esta segunda-feira a primeira sessão depois do levantamento popular que levou ao derrube do presidente Hosni Mubarak, em Fevereiro.

A sessão foi aberta por Mahmoud al-Saqa, de 81 anos, membro do partido liberal Wafd, e começou com um minuto de silêncio em memória das vítimas mortais contra o regime de Mubarak, noticia a Reuters.

O parlamento terá agora a tarefa de eleger um presidente, provavelmente Mohamed Saad el-Katatni, membro do Partido da Justiça e Liberdade que obteve o maior número de lugares no Parlamento.

Neste novo parlamento, mais de dois terços dos lugares são ocupados por partidos islamistas, perseguidos no anterior regime.

O Partido Liberdade e Justiça, braço político da Irmandade Muçulmana, detém quase metade dos assentos parlamentares. Os seus deputados vão ocupar 235 em 508 lugares.

Apesar do domínio islamista, não se prevêm coligações com os radicais do Partido Nour, que defende a aplicação generalizada da lei islâmica no país.

Os grandes derrotados nestas primeiras eleições pós-revolução foram os jovens que ajudaram na mobilização popular contra o regime e que contestam ainda o poder dos militares, a autoridade máxima no Egipto depois do derrube de Hosni Mubarak.
Continue a ler esta notícia