Berlusconi novamente com «problemas de saias» - TVI

Berlusconi novamente com «problemas de saias»

Silvio Berlusconi (arquivo)

Primeiro-ministro fez comentário sobre casos de mulheres violadas em Roma

Relacionados
O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, que prometeu mobilizar 30 mil soldados para combater o crime depois de um surto de violações em Roma, disse este domingo que as violações vão continuar a acontecer enquanto não houver «tantos soldados quanto meninas bonitas na cidade», noticia a Reuters.

O primeiro-ministro de centro-direita foi reeleito no ano passado, prometendo combater o crime. Assim, recrutou cerca de três mil soldados para ajudar a polícia. Este sábado adiantou que vai aumentar este número dez vezes, o que levou a críticas de que está a criar «um Estado policial».

Por outro lado, a oposição critica também o facto de os três casos de violação, particularmente violentos ocorridos em Roma neste mês, mostrarem que a mobilização do Exército não adiantou nada. Berlusconi respondeu este domingo às ccríticas dizendo que «essas coisas vão acontecer sempre, mesmo no estado mais militarizado e mais policiado».

«Não poderíamos recrutar uma força grande o suficiente para evitar este risco. Teríamos de ter tantos soldados quanto meninas bonitas. Não acho que conseguiríamos», disse aos repórteres.

Os críticos disseram que o bilionário de 72 anos (cujo hábito de namorar com as mulheres em público lhe rendeu reprimendas públicas da esposa) está a ser desrespeitador em relação a uma questão muito séria.

«Berlusconi tem de parar de dizer coisas ofensivas sobre as mulheres», disse a ministra da Igualdade Vittoria Franca. «Basicamente, o que ele está a dizer é que as mulheres que saem de casa correm o risco de ser violadas ou atacadas porque não é possível deixar o país seguro», afirmou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados