Espaço: Discovery detecta objecto não identificado - TVI

Espaço: Discovery detecta objecto não identificado

Fotos na Estação Espacial Internacional (EPA/NASA)

Astronautas viram rectângulo de 30 a 45 centímetros na asa traseira que não representa problema grave para a aterragem

(ACTUALIZADA ÀS 18:30)

O objecto não identificado observado esta sexta-feira no espaço a flutuar atrás do vaivém espacial Discovery não representa um problema grave para a aterragem, prevista para sábado na Florida, refere a Lusa.

Poderá tratar-se de um elemento do revestimento de protecção térmica, cuja perda «não inspira preocupação» para a aterragem, declarou fonte da NASA.

«Não precisamos dele para reentrar (na atmosfera) e aterrar», precisou William Jeffs, porta-voz da NASA em Houston, Texas.

O Discovery e a sua tripulação de sete astronautas, entre os quais um japonês, deverão aterrar no Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral (Florida) às 15:15 locais de sábado (12:15 em Lisboa), se as condições meteorológicas o permitirem.

Os astronautas do vaivém espacial norte-americano Discovery observaram um objecto não identificado a flutuar nas traseiras da aeronave e uma saliência no «aileron» de estabilização, informou a NASA, citada pela Lusa.

«Depois de um teste de rotina dos reactores de direcção, na véspera da aterragem, a tripulação deu conta de um objecto rectangular de 30 a 45 centímetros de comprimento a afastar-se da porção traseira da asa direita», refere um comunicado da agência espacial dos Estados Unidos.

«Pouco depois, a tripulação descreveu o que classificou de bossa no lado direito do aileron do Discovery. Peritos no solo estão a examinar as imagens e o vídeo do objecto e da bossa, enquanto que a tripulação continua os preparativos para a aterragem, no sábado», na Florida, acrescenta o comunicado.

Imagens divulgadas pela televisão mostram um objecto branco e brilhante num fundo de céu azul.
Continue a ler esta notícia