Escutas: parlamento sem férias para ouvir Cameron - TVI

Escutas: parlamento sem férias para ouvir Cameron

David Cameron

Primeiro-ministro vai fazer declaração. Partido admite que o seu ex-chefe de comunicação foi «aconselhado» por alto responsável do «News of the World»

Relacionados
O primeiro-ministro britânico vai ao parlamento esta quarta-feira fazer uma comunicação sobre o escândalo das escutas telefónicas pelo jornal «News of the World», que obrigou a Câmara dos Comuns a adiar as férias de Verão.

As férias parlamentares deveriam começar esta quarta-feira, mas o governo pediu formalmente que a Câmara dos Comuns reunisse, o que deverá acontecer a partir das 11h30.

A sessão começa com uma comunicação de David Cameron, que regressou mais cedo de uma visita a África, a que se seguirá um debate ao longo do dia.

Esta terça-feira, foram ouvidos Rupert e James Murdoch, proprietários do jornal, e Rebekah Brooks, a ex-directora.

O Partido Conservador, de David Cameron, veio agora reconhecer que um antigo alto responsável do «News of the World», detido no caso das escutas, tinha «aconselhado de forma informal» o antigo chefe de comunicação do primeiro-ministro antes da sua eleição.

Neil Wallis, antigo director adjunto do jornal, aconselhou o seu antigo chefe, Andy Coulson, ex-director do tablóide, antes das eleições legislativas de 2010. Na altura, Coulson, detido a 8 de Julho por suspeitas de ter pirateado telefones e corrompido polícias, era conselheiro para a comunicação de David Cameron.

«Ele [Wallis] relatou-nos que tinha aconselhado Andy Coulson, de forma informal, na base de voluntariado, antes da eleição» de Maio de 2010, afirmou, em comunicado, o Partido Conservador britânico, que está a investigar o caso.
Continue a ler esta notícia

Relacionados