Novo relatório indica que Breivik «não é psicótico» - TVI

Novo relatório indica que Breivik «não é psicótico»

Breivik

Psiquiatras que acompanham o homicida norueguês na prisão contrariam relatório de especialistas nomeados pelo tribunal

Relacionados
Um conjunto de especialistas que observaram o assassino em série norueguês Anders Breivik dizem que ele «não é psicótico», como sustentou a equipa de psiquiatras nomeados pelo tribunal, que o declarou inimputável por sofrer de problemas mentais.

De acordo com a BBC, os especialistas que contradizem o relatório oficial monitorizaram o comportamento de Breivik na prisão.

O relatório que o descreve como «insano», depois de ter assassinado 77 pessoas em dois ataques a 22 de Julho de 2011, foi assinado por dois psiquiatras, após 13 entrevistas com o homicida confesso.

Contudo, os quatro psiquiatras que o acompanharam na cadeia dizem que Breivik não corre o risco de cometer suicídio, não necessita de medicamentos e não é psicótico nem esquizofrénico.

Estas conclusões foram entregues pelo procurador público Svein Holden. O tribunal deverá pronunciar-se nas próximas semanas sobre se haverá uma nova análise do estado psiquiátrico do homicida.

Anders Breivik vai começar a ser julgado a 16 de Abril, por acusações de terrorismo, quer ser considerado psicótico ou não.

Contudo, esse estado será determinante para saber se cumprirá a pena a que for condenado na prisão ou numa unidade de cuidados psiquiátricos.

Um advogado que representa as famílias de três das vítimas já descreveu as últimas conclusões como muito importantes.

«Indica que há controvérsia científica considerável e que é necessária mais investigação», apontou John Arild Aasen ao canal norueguês TV2.

Já os advogados de Breivik dizem que não aceitam a nova avaliação do seu cliente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados