"Planeia ter filhos?" foi a pergunta que irritou candidata a primeira-ministra - TVI

"Planeia ter filhos?" foi a pergunta que irritou candidata a primeira-ministra

  • 2 ago 2017, 11:42
Jacinda Ardern - líder do PartidoTrabalhista da Nova Zelândia

Jacinda Ardern respondeu mas considerou ser simplesmente "inaceitável" fazer-se essa pergunta a uma mulher quando se candidata a um emprego. E o dela poderá ser o de primeira-ministra da Nova Zelândia

Um dia de liderança do Partido Trabalhista da Nova Zelândia e duas entrevistas com a mesma pergunta: a primeira, Jacinda Ardern ainda suportou, já à segunda, no programa de rádio The AM Show, na manhã desta quarta-feira, a candidata a primeira-ministra explodiu e de dedo em riste para o entrevistador deu-lhe uma verdadeira descompostura.

- Acha que é uma pergunta inaceitável?

- Para mim, não. Porque eu me abri a respondê-la. Mas para outras mulheres é totalmente inaceitável, em 2017, dizer que uma mulher deve responder a essa pergunta num posto de trabalho. É totalmente inaceitável em 2017. É uma decisão da mulher, quando escolhe ter filhos e não deve predeterminar se lhe devem dar ou não um emprego ou ter uma oportunidade de trabalho".

O diálogo ríspido, de dedo em riste para o entrevistador Mark Richardson, acabou por ter aplausos da outra apresentadora, Amanda Gillies, em pleno estúdio.

Jacinda Ardern tem 37 anos e lidera o maior partido da oposição. Substituiu o demissionário Andrew Little e vai tentar recuperar a popularidade dos Trabalhistas neo-zelandeses, que reúnem apenas 23% a 24% das intenções de voto, o mais baixos resultados de sondagens em 20 anos. As eleições estão marcadas para 23 de setembro.

Sete horas após ter assumido o cargo de líder do partido, Jacinda enfrentou diplomaticamente a primeira pergunta sobre as suas intenções de maternidade, num programa televisivo, na terça-feira à noite.

Não tenho nada predeterminado, tal como a maioria das mulheres que trabalham", respondeu então Jacinda, líder dos Trabalhistas e candidata a primeira-ministra.

A insistência sobre uma possível maternidade e o eventual gozo de uma licença, caso Jacinda venha a ser primeira-ministra, fez disparar a polémica sobre questões como o machismo e até misoginia na sociedade da Nova Zelândia, o segundo maior país da Oceânia.

Colunistas lembraram que Helen Clark, hoje com 67 anos, quando governou o país entre 1999 e 2008 foi sistematicamente bombardeada com questões sobre como conseguia conciliar a política e a família. Algo que nunca foi perguntado aos homens governantes.

Não, não necessitamos de saber se Jacinda Arden tenciona ter filhos", escreveu a jornalista Kylie Klein Nixon, acrescentando que o atual primeiro-ministro "Bill English tem seis crianças e ninguém se preocupa com isso".

 

Continue a ler esta notícia