Repórter da CNN detido durante direto dos protestos pela morte de George Floyd - TVI

Repórter da CNN detido durante direto dos protestos pela morte de George Floyd

Oscar Jimenez e a sua equipa foram algemados pela polícia de intervenção em Minneapolis, foco de tensão após a morte de um negro sob custódia policial

Um repórter da CNN foi detido pela polícia quando estava em direto, nesta sexta-feira, dos protestos em Minneapolis, nos Estados Unidos, na sequência da morte de George Floyd, após uma detenção violenta.

Oscar Jimenez e a sua equipa, que incluía ainda um repórter de imagem, um repórter fotográfico e um produtor, foram algemados pela polícia, mesmo depois de se terem identificado perante as autoridades.

A câmara esteve sempre ligada.

A equipa de reportagem da CNN estava posicionada à frente de um cordão policial, no momento em que é feita uma detenção de manifestantes. É possível, ainda, ver chamas a lavrar num edifício.

É então que os jornalistas são abordados por um dos agentes, que lhes pediu para saírem dali. 

Sem nunca perder a calma, Oscar Jimenez mostrou as credenciais da sua equipa e disse que podiam sair dali e ir para onde as autoridades achassem melhor.

Seguiu-se a ordem de prisão, que acabaria por se estender a todos os elementos da CNN.

Como a câmara continuou ligada por mais algum tempo, até a polícia se aperceber, foi possível ver, ainda, o produtor a ser algemado.

Os jornalistas acabariam por ser libertados, depois de o governador do Estado do Minnesota, Tim Walz, ter pedido desculpas pelo sucedido, considerando mesmo as detenções "inaceitáveis".

George Floyd, um afro-americano de 46 anos, morreu na noite de segunda-feira em Minneapolis, após uma intervenção policial violenta, cujas imagens foram divulgadas nas redes sociais.

Floyd foi detido por suspeita de ter tentado pagar com uma nota falsa de 20 dólares num supermercado. Num vídeo filmado por transeuntes, vê-se um dos agentes a pressionar o pescoço do suspeito com o joelho durante vários minutos, indiferente às queixas do detido, que dizia que não conseguia respirar.

Continue a ler esta notícia