Ban Ki-moon telefonou a Olmert «preocupado» com Gaza - TVI

Ban Ki-moon telefonou a Olmert «preocupado» com Gaza

Violência na Faixa de Gaza (EPA)

Secretário-geral da ONU manifestou «profunda apreensão» sobre a deterioração da situação humanitária no território

Relacionados
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, telefonou na passada terça-feira ao primeiro-ministro israelita Ehud Olmert para lhe manifestar a sua «profunda apreensão» sobre a deterioração da situação humanitária em Gaza, de acordo com um comunicado do seu gabinete, escreve a Lusa.

«O secretário-geral telefonou ao primeiro-ministro Ehud Olmert para exprimir a sua profunda apreensão sobre as consequências da deterioração da situação humanitária em Gaza», indicou o comunicado.

Israel mantém bloqueio em Gaza

Israel bombardeia Gaza e ameaça tréguas com Palestina

Ban Ki-moon «incentivou firmemente o primeiro-ministro a facilitar os movimentos aos produtos humanitários, para os quais a necessidade é urgente, e aos funcionários das Nações Unidas em Gaza», prosseguiu o texto.

De acordo com o mesmo documento, Olmert «aceitou examinar seriamente a questão urgente levantada pelo secretário-geral».

A distribuição de ajuda alimentar da ONU em Gaza foi retomada terça-feira num território sujeito um estrito bloqueio.

Desde 5 de Novembro, Israel reforçou o bloqueio que impõe à Faixa de Gaza, fechando todos os pontos de passagem do território, que apenas autorizam excepcionalmente a transferência de ajuda humanitária ou de combustíveis.
Continue a ler esta notícia

Relacionados