"Não é possível sequer distinguir um pulmão". Covid-19 deixa irreconhecíveis pulmões das vítimas mortais - TVI

"Não é possível sequer distinguir um pulmão". Covid-19 deixa irreconhecíveis pulmões das vítimas mortais

  • Bárbara Cruz
  • 16 jun 2020, 11:42
Pulmões

Especialista que acompanhou doentes graves em Itália diz que há "uma completa perturbação da arquitetura dos pulmões"

A Covid-19 pode deixar irreconhecíveis os pulmões dos doentes que não sobrevivem ao vírus.  O parlamento britânico ouviu ontem, segunda-feira, especialistas que têm estudado a doença, e que reportaram danos até na própria estrutura dos pulmões dos doentes mais graves.

Mauro Giacca, professor na King's College, em Londres, disse ao comité de ciência e tecnologia da Câmara dos Lordes que os sobreviventes da Covid-19 podem apresentar sequelas, revelando que estudou as autópsias de doentes que morreram em Itália depois de 30 ou 40 dias internados em cuidados intensivos e encontrou grandes quantidades do vírus SARS-Cov-2 ainda nos pulmões, bem como fusões celulares incomuns. 

O que encontramos nos pulmões de pessoas que tiveram a doença por mais de um mês antes de morrerem é algo completamente diferente de uma pneumonia normal, gripe ou vírus da SARS", explicou, citado pelo The Guardian. "Vemos uma grande quantidade de tromboses. Há uma completa perturbação da arquitetura dos pulmões - de algumas perspetivas, não é possível sequer distingir que aquilo era um pulmão".

O especialista assinalou ainda que o vírus "não mata células", devido à fusão celular que encontrou. "Estou convencido de que isto explica a patologia única que é a Covid-19", frisou.

Já John Bell, professor de medicina na Universidade de Oxford, admitiu que só será possível perceber se as pessoas que já tiveram a doença ficaram com imunidade se estas foram testadas durante uma segunda vaga da Covid-19, que segundo o especialista é agora muito provável. 

Dado que o confinamento foi largamente aliviado, estamos de volta à ação e ainda temos um nível bastante razoável de infeções na comunidade, ficaria muito surpreendido se evitássemos uma segunda onda", admitiu Bell.
 

Continue a ler esta notícia