Cuba condena «cruzada» contra Jogos Olímpicos - TVI

Cuba condena «cruzada» contra Jogos Olímpicos

  • Portugal Diário
  • HB
  • 23 mar 2008, 00:18
Protestos contra China, em Londres (Carl Court/EPA)

Havana diz que crise do Tibete é instigada «desde o exterior»

Relacionados
Cuba diz que está em curso uma «cruzada» que visa boicotar a realização dos Jogos Olímpicos de Pequim, este Verão. De acordo com Havana, os distúrbios na China, que envolvem separatistas do Tibete, fazem parte de uma orquestração organizada «desde o exterior».

Esta posição por parte do país comunista das Caraíbas foi assumida num comunicado, citado pela agência Lusa, em que são condenadas as «acções destinadas a minar a confiança internacional na capacidade do governo chinês para cumprir os seus compromissos».



Os ataques de que foram alvo 16 representações diplomáticas de Pequim também são um alvo das críticas de Havana, que os descreve como uma «gravíssima violação da Convenção de Viena sobre a protecção das embaixadas e consulados».

O presidente do Parlamento Europeu, Hans Gert Pöttering, defendeu um boicote aos Jogos Olímpicos caso o regime chinês recuse o diálogo com os dirigentes tibetanos na gestão da crise que se vive com a revolta de separatistas do território, que têm recebido como resposta uma forte repressão.

«Pequim tem de se decidir. É preciso entrar em conversações imediatamente com o Dalai Lama, mas se não houver nenhum sinal de comunicação, eu considero que as medidas de boicote serão justificadas», disse Pöttering numa entrevista a um jornal alemão, citada pela Lusa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados