Brasileirão aprova perda de pontos em casos de racismo - TVI

Brasileirão aprova perda de pontos em casos de racismo

Flamengo-Vasco da Gama

A Confederação Brasileira de Futebol congratulou-se por ser a primeira entidade no mundo a incluir no regulamento «a possibilidade de punir desportivamente um clube» neste tipo de casos

Relacionados

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai punir as equipas que cometam atos de racismo com a perda de pontos, de acordo com o regulamento geral de competições, aprovado na passada terça-feira.

Em comunicado, o organismo anunciou que «vai punir com rigor as ofensas racistas no futebol» e destacou que é a primeira entidade no mundo a incluir no regulamento «a possibilidade de punir desportivamente um clube em caso de racismo».

Esta medida, de acordo com a CBF, «entrará em vigor já na Copa do Brasil», torneio que reúne quase uma centena de equipas de diferentes categorias dos vários estados brasileiros e que arranca a 22 de fevereiro.

«A luta contra o racismo tem pressa. Medidas vêm sendo discutidas há séculos e nunca colocadas em prática», apontou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, citado no comunicado.

Além das sanções desportivas, «todo e qualquer ato de racismo ou qualquer discriminação» será encaminhado para o Ministério Público e para a Polícia Civil «para que o processo não morra apenas na esfera desportiva» e os «infratores também sejam punidos pela lei», completou o presidente.

Atos cometidos por adeptos também estão contemplados na nova medida, que garante a perda de pontos para a equipa infratora.

A 11 de janeiro, o Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva aprovou uma lei que equipara o crime de injúria racial ao de racismo, com um aumento da pena para crimes cometidos em eventos desportivos ou culturais.

Continue a ler esta notícia

Relacionados