Romenos deixam Irlanda do Norte após ataques racistas - TVI

Romenos deixam Irlanda do Norte após ataques racistas

Internacional

Pessoas de etnia cigana tiveram de refugiar-se em igreja para escapar a violência

Relacionados
Uma centena de cidadãos romenos de etnia cigana vai abandonar a Irlanda do Norte depois de terem sido vítimas de ataques racistas em Belfast na semana passada.

O anúncio foi feito esta terça-feira pela ministra do Desenvolvimento Social, Margaret Ritchie, que explicou ainda que 25 das 117 pessoas que se refugiaram numa igreja protestante, para escapar à violência de que eram alvo, já regressaram à Roménia.

Outras 75 pessoas vão viajar para o país do Leste Europeu nas próximas horas ou dias. Apenas 17 decidiram ficar no território. Entre os romenos que se refugiaram no templo situado no sul de Belfast estava uma menina com apenas cinco dias de vida e outros 48 menores.

A titular da pasta do Desenvolvimento Social lamentou os incidentes que levaram estas famílias a deixarem a Irlanda do Norte. «Não somos uma sociedade racista, mas vai sendo hora de olharmos para nós próprios seriamente», avisou Ritchie. «Deve existir um respeito total pelas diferenças étnicas, religiosas e políticas», frisou.

Na noite passada, a igreja onde os romenos se haviam refugiado, foi atacada com pedras, de acordo com informações prestadas pela polícia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados