Nus para todos os gostos - TVI

Nus para todos os gostos

Spencer Tunick nos Alpes Suíços (Foto EPA)

Spencer Tunick é um dos fotógrafos mais famosos do mundo. Saiba porquê

«Um corpo é uma entidade viva. Representa a vida, a liberdade, a sensualidade e é um mecanismo para levar a cabo os nossos pensamentos». A frase é de Spencer Tunick, um americano de 41 anos. Até aqui, nada de relevante. Ou não fosse Tunick um artista mundialmente conhecido por fotografar nus.

Os primeiros trabalhos do artista que ganharam algum mediatismo remontam à década de 80, quando Spencer Tunick revelava imagens de nus individuais ou de pequenos grupos. Com o tempo, o seu trabalho foi ficando cada vez mais aperfeiçoado e ambicioso. O risco consistiu em passar para grandes grupos de pessoas completamente nuas. Correu bem.

Já fez trabalhos por todo o mundo, inclusive em Lisboa. Alguns ficaram mais famosos do que outros, pela imponência e criatividade. Em Junho de 2003, Spencer Tunick fotografou sete mil pessoas nuas em Barcelona. Em Maio de 2007, aproximadamente 18 mil pessoas posaram nuas na principal rua da cidade do México e é este o recorde em termos de participantes.

Com horizontes cada vez mais alargados, Spencer Tunick tem marcado a diferença também pela sua acção sensibilizadora pelo aquecimento global. Em Agosto de 2007, cerca de 600 nus formaram uma escultura nos Alpes suíços.

Os últimos trabalhos mais mediáticos do fotógrafo foram realizados na Irlanda, mas Spencer Tunick promete continuar à procura de nus por todo o mundo. Se estiver a pensar inscrever-se como voluntário pode ir ao seu site pessoal e fique a saber que, se entrar numa obra de Tunick, recebe imediatamente uma fotografia dele como prémio.
Continue a ler esta notícia