Egipto: partidos da oposição anunciam formação de «frente nacional» - TVI

Egipto: partidos da oposição anunciam formação de «frente nacional»

Manifestação no Egipto (EPA)

Objectivo é gerir à actual situação em que o país se encontra

O Wafd, um dos mais antigos partidos do Egipto, anunciou esta terça-feira que várias forças políticas da oposição acordaram a formação de uma «frente nacional».

A notícia é avançada pela Al Jazeera na sua edição electrónica, que cita um comunicado do Waft, onde é frisado que esta decisão tem como objectivo lidar com a actual situação em que o país se encontra.

O partido histórico sublinhou que o presidente Hosni Mubarak «perdeu a sua legitimidade» para continuar no poder.

A Al Jazeera refere ainda que a Irmandade Muçulmana, um movimento banido politicamente, apesar de ser tolerado, disse que não irá negociar com o chefe de Estado nem com o governo.

Outros partidos da oposição apelaram a Mubarak para delegar poderes ao recentemente nomeado vice-presidente Omar Suleiman, com quem estão preparado para negociar.

No oitavo dia de manifestações, mais de um milhão de pessoas estão concentradas no centro do Cairo, de acordo com a Al Jazeera. Em Alexandria, a segunda maior cidade do país, também está prevista uma «Maracha do Milhão», que tem como objectivo reunir um milhão de pessoas num gigantesco protesto contra Mubarak.
Continue a ler esta notícia