Downloads ilegais levam jovem a pagar balúrdio - TVI

Downloads ilegais levam jovem a pagar balúrdio

Internet (arquivo)

Este é o segundo caso de pirataria a ser julgado nos tribunais

Relacionados
[Notícia com os valores corrigidos]

Um jovem de 25 anos foi considerado culpado por distribuir ilegalmente músicas protegidas por leis de «copyright». O estudante da Universidade de Boston reconheceu ter feito cerca de 800 «downloads» entre 1999 e 2007, noticia o Lazaron.com.

O estudante é obrigado a pagar, por ordem do tribunal, 675 mil dólares (cerca de 468 mil euros) a quatro empresas discográficas.

Foi desta forma que Joel Tenenbaum, actualmente a fazer um doutoramento em Física, se tornou no segundo caso de pirataria a sentar-se no banco dos réus.

A história de Tenenbaum começou antes de 2005, quando tinha apenas 21 anos. As discográficas Sony, Warner, Atlantic, Arista e UMG ofereceram-lhe, já nessa altura, um acordo fora dos tribunais. Mas o rapaz rejeitou a possível solução pensando que tal não daria em nada. Em 2007, foi processado pela RIAA (Recording Industry Association of America) por infracção de direitos de autor.

Esta empresa alegou ter encontrado mais de 800 músicas descarregadas ilegalmente para uma pasta de ficheiros partilhados no computador de Tenenbaum.

O seu caso veio a público, quando o professor de direito de Harvard, Charles Nesson, disse que o representaria na luta contra as discográficas.

A Associação da Indústria Discográfica dos EUA elogiou, em comunicado, a decisão do tribunal, que, na sua opinião, mostra reconhecer «o impacto dos downloads ilegais na comunidade musical. Agradecemos que o Sr. Tenenbaum tenha finalmente admitido que os artistas e as empresas musicais merecem ser pagos pelo seu trabalho».
Continue a ler esta notícia

Relacionados