Centros comerciais: mais de uma dezena de projectos adiados - TVI

Centros comerciais: mais de uma dezena de projectos adiados

Centro Comercial (Arquivo)

Situação de «desinvestimento» em Portugal poderá agravar-se nos próximos dois anos

Relacionados
Mais de uma dezena de projectos com licença comercial foram adiados, em Portugal, desde o final do ano passado, revela um relatório da Jones Lang LaSalle, que adianta que muitos promotores desistiram em consequência da actual crise.

Ikea: chegou a maior loja da Península Ibérica (fotos)

Apesar de 2008 ter sido um ano recorde, em termos europeus, na conclusão de novos espaços, o actual clima financeiro está a fazer com que o ritmo de promoção abrande.

«Desde o final do ano passado, a Jones Lang LaSalle identificou mais de uma dezena de projectos, num total de cerca de 330.000 m2, com licença comercial, mas cujos promotores desistiram do investimento ou manifestaram interesse em adiar a inauguração», avança o director-geral da Jones Lang LaSalle Portugal, Manuel Puig.

Dolce Vita Tejo cria 5 mil empregos

Ao longo de 2009, a tendência deverá continuar a ser de «desinvestimento» em alguns projectos, uma situação que poderá agravar-se ainda mais nos próximos dois anos.

«Alguns projectos já obtiveram licença, mas devido às dificuldades sentidas na comercialização e no financiamento poderão não se concretizar ou ver a sua inauguração adiada», revelou o mesmo responsável.

As razões da «morte anunciada» dos centros comerciais

«Será inevitável que o ritmo de promoção abrande nos próximos dois anos. Ainda assim, a maioria dos novos projectos estão a ser desenvolvidos na Turquia, Itália e Rússia», sublinhou Neville Moss, Head de EMEA Retail Research no novo relatório «Shopping Centre Development - Boom or Bust?».

2010 poderá ser, por isso, «menos dinâmico» e prevê-se que «uma parte importante dos 11,3 milhões de m2 planeados para o pipeline sejam adiados» se as perspectivas económicas continuarem a deteriorar-se.

Mais de 300 centros comerciais concluídos em 2008

O que é certo é que, mesmo em tempos de crise, mais de 300 centros comerciais foram concluídos durante o ano, na Europa, contabilizando cerca de 7,9 milhões de m2 de espaço.

A Rússia foi, uma vez mais, o mercado mais activo com 13% da área concluída na Europa. A Turquia também se destacou registando aproximadamente 1 milhão de m2 de nova ABL finalizada.

Tal como em 2007, a Europa Central e de Leste (ECL) dominou o mercado, com 55% de toda a área concluída, e irá receber ainda diversos projectos de grande dimensão, actualmente em construção.
Continue a ler esta notícia

Relacionados