iPhones estão a ligar à polícia mesmo quando não há nenhuma emergência - TVI

iPhones estão a ligar à polícia mesmo quando não há nenhuma emergência

  • CNN Portugal
  • PP
  • 10 out 2022, 17:00
Evento da Apple

O iPhone 14 foi lançado em setembro e tem uma característica que está a causar confusão: um sensor que identifica se o proprietário do telemóvel teve um acidente grave e liga à polícia. Mas nem sempre o que parece é…

Imagine que tem um iPhone 14 e vai a um parque de diversões. Decide andar na montanha russa e, de repente, o seu telefone alerta a polícia, ou serviço de emergência, que se envolveu num acidente de viação grave. Segundo informações a que o The Wall Street Journal teve acesso, é isso que está a acontecer.

Alguns proprietários que estiveram num parque de diversões em Ohio, nos Estados Unidos, viram o seu telefone ligar às autoridades após uma volta na montanha russa. Tudo indica que o sistema de deteção de acidente era ativado pela rápida desaceleração e paragem repentina das carruagens da diversão.

Este modelo da Apple usa um sensor para ativar o sistema e permite ao proprietário, durante 20 segundos, evitar que o alarme dispare e seja enviado um alerta para o serviço de emergências.

As autoridades chegaram a enviar meios para o local – o parque de diversões – mas não havia sinal de nenhum acidente rodoviário. Um dos proprietários do telemóvel apercebeu-se do sucedido e ligou, ela própria, a avisar que estava bem.

Segundo a informação a que o The Wall Street Journal teve acesso, há registo de pelo menos seis chamadas para as autoridades, oriundas daquele parque de diversões, desde que este modelo foi lançado em setembro.

Já um outro utilizador deste modelo também relatou, ao mesmo jornal, que a namorada e a mãe tinham recebido o alerta de que ele tinha sofrido um acidente de viação, após deixar cair a mala enquanto andava de moto, em Nova Iorque.

Um porta-voz da Apple afirmou The Wall Street Journal que o sistema era bastante fidedigno na deteção de acidentes graves na maior parte das situações. Na verdade, segundo as autoridades, já foi vital em algumas situações reais de acidentes rodoviários.

No parque de diversões de Ohio, os clientes já estão a ser aconselhados a não transportarem consigo os telemóveis quando utilizam algumas diversões.

Continue a ler esta notícia