O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alargou esta terça-feira às ilhas do grupo Central dos Açores o aviso amarelo já existente para o grupo Ocidental relativo a precipitação, que poderá ser por vezes forte.
Segundo os avisos emitidos pelo IPMA, nas ilhas do grupo Central (Faial, Pico, Graciosa, São Jorge e Terceira) o aviso amarelo vai vigorar entre as 22 horas locais (23 horas em Lisboa) desta terça-feira e prolongar-se até às 9 horas locais (10 horas em Lisboa) de quarta-feira.
O IPMA já tinha emitido na segunda-feira um aviso amarelo para o grupo Ocidental (Flores e Corvo) para vigorar entre as 18 horas locais (19 horas em Lisboa) e à meia-noite desta terça-feira (1 hora de quarta-feira em Lisboa).
Durante aquele período as previsões apontam para “precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, refere o instituto.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.