Concelhos de Tavira, Loulé e São Brás de Alportel em perigo máximo de incêndio - TVI

Concelhos de Tavira, Loulé e São Brás de Alportel em perigo máximo de incêndio

  • Agência Lusa
  • BC
  • 29 abr 2023, 09:06
Combate às chamas em Valpaços (PEDRO SARMENTO COSTA/LUSA)

Além de Tavira, Loulé e São Brás de Alportel, que estão em risco máximo de incêndio, outros 30 concelhos estão com risco muito elevado

Relacionados

Os concelhos de Tavira, Loulé e São Brás de Alportel, no distrito de Faro, apresentam este sábado um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também cerca de 30 concelhos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Viseu e Bragança em perigo muito elevado de incêndio.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para este sábado no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado na região Sul a partir do meio da manhã.

Estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, podendo ser acompanhados de trovoada, e o vento soprará fraco a moderado de noroeste e por vezes forte no litoral a sul do Cabo Raso a partir da tarde e nas terras altas, em especial do Centro e Sul.

As previsões apontam para uma pequena descida da temperatura mínima no interior Norte e Centro e uma descida da temperatura máxima, exceto no sotavento algarvio, onde ocorrerá uma pequena subida.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 19 graus Celsius na Guarda os 27 em Faro.

Continue a ler esta notícia

Relacionados