Prisão superior a cinco anos para ativista iraniano de direitos humanos - TVI

Prisão superior a cinco anos para ativista iraniano de direitos humanos

  • Agência Lusa
  • WL
  • 28 jan 2023, 09:05
Masha Amiri: milhares de pessoas em todo o mundo participaram em manifestações de solidariedade

Ativista sofre de cancro nos ossos. Sentença foi proferida à revelia do homem de 36 anos

Relacionados

O ativista iraniano de direitos humanos e opositor do regime, Arash Sadeghi, foi condenado a mais de cinco anos de prisão por participar em protestos, revelou o seu advogado.

“O meu cliente foi condenado a cinco anos de prisão por conluio contra a segurança do país e oito meses por propaganda contra a República Islâmica”, anunciou o advogado Me Ramin Safarnia, em declarações à agência AFP.

Com 36 anos e sofrendo cancro nos ossos, o ativista foi libertado sob fiança em 21 de janeiro, após mais de três meses de detenção na prisão de Evin, em Teerão.

Arash Sadeghi não compareceu perante o tribunal, que proferiu a sentença à revelia, segundo o advogado, tendo o veredicto do juiz sido notificado esta quarta-feira, dando 20 dias para se opor.

Antes da sua recente detenção, Arash Sadeghi passou vários anos na prisão por "crimes relacionados com a segurança", antes de ser libertado em maio de 2021 por motivos de saúde.

“Espero que o tribunal leve em consideração o estado de saúde do meu cliente porque ele não pode suportar a prisão”, disse Me Ramin Safarnia.

O ativista foi preso em meados de outubro durante os protestos que abalam o país desde a morte, em 16 de setembro, de Mahsa Amini, uma jovem curda iraniana, detido três dias antes pela polícia por violar o código de vestimenta da República Islâmica.

Continue a ler esta notícia

Relacionados