Se ficar no regime simplificado, quando posso optar pela contabilidade organizada? - TVI

Se ficar no regime simplificado, quando posso optar pela contabilidade organizada?

  • ECO - Parceiro CNN Portugal
  • 15 abr 2023, 10:00
Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a reembolsar os contribuintes. (Pexels)

O ECO escolheu algumas dicas do Guia Fiscal da Deco Proteste para ajudar os contribuintes na altura da entrega do IRS, que serão partilhadas diariamente

Relacionados

A campanha do IRS já arrancou, no primeiro dia do mês, mas há quem tenha ainda dúvidas sobre a entrega desta declaração. Alguns têm o trabalho facilitado, estando abrangidos pelo IRS automático, mas, mesmo assim, certos aspetos poderão ainda estar por esclarecer. A resposta às perguntas mais frequentes dos contribuintes pode ser encontrada no Guia Fiscal 2023, da Deco Proteste.

Há vários contribuintes com acesso ao IRS automático e os mais novos podem optar pelo IRS Jovem. Entre as novidades deste ano, onde já se pode sentir o efeito das novas tabelas de retenção na dimensão do reembolso, encontra-se o desdobramento de escalões de IRS, de sete para nove.

O ECO selecionou algumas dicas disponibilizadas pela Deco Proteste para ajudar a esclarecer todas as dúvidas, que serão partilhadas diariamente.

Se ficar no regime simplificado, quando posso optar pela contabilidade organizada?
Cada regime vigora durante um ano e pode ser prolongado por igual período. Para mudar para contabilidade organizada, tem de contratar um contabilista. É ele quem entrega uma declaração de alterações, até ao final de março. A mudança de regime pode ainda ser acionada de forma automática em 2023 se, em 2022 e 2021, tiver registado rendimentos anuais brutos superiores a 200 mil euros.

Continue a ler esta notícia

Relacionados