Autoridade Tributária alerta para novo email falso, desta vez sobre divergências na declaração de IRS - TVI

Autoridade Tributária alerta para novo email falso, desta vez sobre divergências na declaração de IRS

  • Agência Lusa
  • PF
  • 22 abr, 16:36
Dinheiro

A AT aconselha ainda os contribuintes a verificarem sempre "o detalhe do remetente" para ver se o endereço é da Autoridade Tributária e Aduaneira

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) avisou que está a circular um email falso sobre 'divergências' na declaração de IRS, alertando que o mesmo apenas visa convencer os contribuintes a carregarem num link malicioso.

Estes emails fraudulentos surgem numa altura em que está a decorrer a campanha de entrega da declaração anual do IRS, o que leva a AT a reforçar os alertas de que além de falsas, estas mensagens têm apenas como objetivo aceder a dados dos contribuintes.

"Temos conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT, referentes uma eventual divergência numa declaração de IRS, nas quais é pedido que se carregue num link. Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas", refere a mensagem publicada no Portal das Finanças.

A AT aconselha ainda os contribuintes a verificarem sempre "o detalhe do remetente" para ver se o endereço é da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Entre as mensagens falsas que estão a ser enviadas há uma em que é dito ao contribuinte que "a sua declaração de IRS Contém Divergência" e que para "Resolução de divergência, utilize a opção abaixo" – seguindo-se o referido link malicioso.

O email surge assinado pela "Diretor(a)-geral Ifigênia Pilar".

Tal como em ocasiões anteriores a AT sublinha que estas mensagens "são falsas e devem ser ignoradas" e que "em caso algum" o contribuinte deve carregar nos links apresentados.

Continue a ler esta notícia