Atentado em Jerusalém faz três mortos e oito feridos - TVI

Atentado em Jerusalém faz três mortos e oito feridos

  • CNN Portugal
  • com Lusa, atualizado às 7:48
  • 22 fev, 06:05
Jerusalém Oriental (Mahmoud Illean/AP)

Atacantes foram abatidos pelas autoridades

Pelo menos uma pessoa morreu e oito ficaram feridas num atentado numa localidade a sete quilómetros de Jerusalém. Três dos oito feridos estão em estado grave. Dois dos atacantes foram abatidos pelas autoridades.

De acordo com a imprensa israelita, três homens fizeram vários disparos em andamento com armas automáticas, numa autoestrada, perto do posto de controlo de az-Za’ayyem, entre Jerusalém e Ma'aleh Adumim.

“Foi recebido um relatório sobre um ataque terrorista envolvendo um tiroteio na autoestrada 1”, perto de Maale Adumim, um colonato israelita localizado na Cisjordânia, a cerca de 10 quilómetros de Jerusalém, disse a polícia, num comunicado.

“Três terroristas chegaram num veículo, saíram dele e começaram a disparar com armas automáticas contra os veículos que estavam num engarrafamento na estrada para Jerusalém”, acrescentou.

Enquanto dois dos atacantes foram abatidos pela polícia, o terceiro conseguiu fugir do local, tendo sido alvejado pela polícia. 

O serviço de emergência israelita United Hatzalah indicou que uma das vítimas do ataque morreu, enquanto o serviço paramédico israelita Magen David Adom disse que um dos feridos, um homem de 23 anos, estava em estado grave.

As autoridades não revelaram a identidade dos agressores, mas costumam usar o termo terrorista para se referirem a palestinianos ou árabes israelitas.

A 16 de fevereiro, duas pessoas foram mortas e outras quatro ficaram feridas num ataque a tiro numa estação rodoviária no sul de Israel. O agressor foi morto por um civil no local.

A Cisjordânia ocupada vive a pior espiral de violência desde a Segunda Intifada (2000-2005), que se agravou desde que eclodiu a guerra de 07 de outubro entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

Só este ano 72 palestinianos e sete israelitas morreram em confrontos na Cisjordânia.

Continue a ler esta notícia