Diretor da PJ foi contactado por Galamba por causa do computador do adjunto - TVI

Diretor da PJ foi contactado por Galamba por causa do computador do adjunto

  • ECO - Parceiro CNN Portugal
  • MBM
  • 3 mai 2023, 15:55
Diretor da PJ: “Foi um membro do Governo que me contactou” sobre o desaparecimento do computador de Frederico Pinheiro

Diretor da PJ, Luís Neves, não quis revelar quem foi o membro do Governo que o contactou após o desaparecimento do computador do ajunto. Mas o Expresso avança que foi mesmo João Galamba

Relacionados

Luís Neves, diretor da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quarta-feira em declarações à CNN Portugal que foi contactado por um membro do Governo após o desaparecimento do computador do ex-adjunto de João Galamba, Frederico Pinheiro. Não revelou a autoria mas o Expresso avançou logo de seguida que foi o próprio ministro das Infraestruturas, João Galamba, que fez o contacto. A CNN Portugal confirmou entretanto essa informação.

“Registámos logo esta situação como inquérito. [Tomámos posse do] equipamento que já tinha sido recuperado por outra estrutura do Estado, o Serviço de Informações de Segurança (SIS), no dia seguinte. Comunicámos logo ao Ministério Público tudo isto que se estava a passar e entregámos já o inquérito ao Departamento de Investigação e Ação Penal“, referiu Luís Neves.

Em causa está o alegado roubo do computador por parte do ex-adjunto demitido na sexta-feira, Frederico Pinheiro. Para justificar a intervenção do SIS, João Galamba explicou que foi “chamado para defender propriedade do Estado português”. Segundo o ministro das Infraestruturas, o computador levado “à força” pelo seu ex-adjunto continha muitos “documentos classificados pelo Gabinete Nacional de Segurança”.

Já esta manhã, em comissão parlamentar, o PS anunciou que vai viabilizar a audição do SIS e do SIRP no Parlamento, como pedido por vários partidos da oposição. Rejeitou, por outro lado, os requerimentos para que fossem ouvidos também os ministros das Infraestruturas e da Justiça, assim como o adjunto do gabinete que foi exonerado por Galamba.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE