Biden admite reavaliar candidatura à Casa Branca "se surgir alguma condição médica" - TVI

Biden admite reavaliar candidatura à Casa Branca "se surgir alguma condição médica"

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (EPA/TING SHEN)

Joe Biden revela ainda que chegou a ponderar "deixar a presidência" ao fim de um mandato e "passá-la a outra pessoa", mas admite estar "relutante em afastar-se" dos desafios que os EUA enfrentam

O presidente dos EUA, Joe Biden, admitiu esta quarta-feira reavaliar a sua recandidatura à Casa Branca caso "se surgir alguma condição médica". 

Em entrevista à CBS News, Joe Biden foi questionado se havia alguma situação que o levasse a reconsiderar a sua candidatura a um segundo mandato na Casa Branca “Se surgir alguma condição médica, se os médicos me dissessem 'você tem esse problema e aquele problema”, respondeu Biden, citado pela estação televisiva.

Esta é a primeira vez que Biden admite renunciar à sua recandidatura à Casa Branca face à crescente pressão que tem enfrentado dentro do partido nesse sentido, à qual até agora tem respondido de forma desafiadora. Ainda no passado dia 7 deste mês, em entrevista à ABC News, o presidente respondeu à mesma questão garantindo que só desistiria se "Deus todo poderoso" lhe dissesse para fazer isso.

Na mesma entrevista à CBS News, que será divulgada na íntegra esta madrugada, Joe Biden explicou o que o levou a recandidatar-se à Casa Branca, revelando que chegou a ponderar "deixar a presidência" ao fim de um mandato e "passá-la a outra pessoa", mas acabou por decidir concorrer novamente às presidenciais por acreditar que a sua "sabedoria" e experiência são essencias para enfrentar os desafios e as crescentes divisões do país.

"Inicialmente eu disse que seria um candidato de transição, e pensei que conseguiria seguir em frente e passar [a presidência] a outra pessoa. Mas eu não esperava que as coisas ficassem tão, tão, tão divididas. E, francamente, acho que a única coisa que a idade traz é um pouco de sabedoria", declarou, em alusão aos receios de muitos quanto à sua idade, uma vez que, se for reeleito, terá 82 anos na altura.

"Acho que demonstrei que sei como fazer as coisas pelo país, apesar de nos terem dito que não conseguiríamos. Mas há mais a fazer, e estou relutante em afastar-me disso", acrescentou.

As declarações do presidente norte-americano surgem no mesmo dia em que foi divulgada uma nova sondagem do AP-NORC Center for Public Affairs Research, que revela que quase dois terços dos democratas defendem que Joe Biden deve retirar-se da corrida presidencial e deixar o partido nomear um candidato diferente.

Continue a ler esta notícia
IOL Footer MIN