"Adoro Joe Biden. Mas..." Já nem George Clooney. Ainda alguém apoia Biden na candidatura contra Trump? - TVI

"Adoro Joe Biden. Mas..." Já nem George Clooney. Ainda alguém apoia Biden na candidatura contra Trump?

  • CNN Portugal
  • MGR
  • 10 jul, 21:27
Joe Biden (Associated Press)

Nancy Pelosi também se juntou ao coro de vozes que levantam a dúvida que, para muitos, já nem isso é

Depois do desempenho de Joe Biden no debate com Donald Trump no passado dia 28 de junho, várias celebridades e representantes do Partido Democrata têm vindo a público expressar as suas dúvidas em relação à capacidade do político norte-americano para continuar a candidatura à Casa Branca.

George Clooney, que anteriormente tinha co-organizado uma angariação de fundos para Biden, retirou o seu apoio ao candidato. Num artigo de opinião publicado no The New York Times, o ator escreveu o seguinte: "É devastador dizer isto, mas o Joe Biden com quem eu estive há três semanas na angariação de fundos não era o Joe 'big F-ing deal'' Biden de 2010. Nem era o Joe Biden de 2020. Era o mesmo homem que todos nós testemunhámos no debate".

Sobre Joe Biden, o ator de Hollywood não tem dúvidas: "Não vamos vencer em novembro com este presidente. Além disso, não venceremos a Câmara dos Representantes e perderemos o Senado". Isto num artigo intitulado "Adoro Joe Biden. Mas precisamos de um novo candidato".

Nancy Pelosi, representante democrata da Califórnia, ex-presidente da câmara baixa do Congresso e conhecida aliada de Biden, garantiu à MSNBC que "cabe ao presidente decidir". No entanto, alertou que é necessário “tomar essa decisão porque o tempo está a esgotar-se”.

Enquanto Biden recebe os líderes da NATO em Washington esta semana, Pelosi encorajou os democratas do Capitólio a não divulgarem as preocupações em relação ao candidato. "Eu disse a toda a gente: vamos esperar, seja o que for que estejam a pensar, digam a alguém em privado, mas não têm de pôr isso em cima da mesa até vermos como corre esta semana", referiu.

Já Michael Bennet foi o primeiro senador democrata a dizer publicamente à CNN que não considera Joe Biden capaz de vencer as eleições, sublinhando ainda que o republicano Donald Trump "está a caminho de vencer esta eleição e talvez por uma margem esmagadora, levando consigo o Senado e a Câmara dos Representantes".

També à CNN, o senador do Connecticut Richard Blumenthal esclareceu que é fundamental “chegar a uma conclusão o mais rápido possível”, demonstrando a sua preocupação face à capacidade de Biden para vencer as eleições.

Apesar das crescentes críticas à sua recandidatura, o democrata de 81 anos mantém o apoio do na esmagadora maioria do Capitólio. Um apoio que, apesar de existir, está a começar a esgotar-se.

Continue a ler esta notícia