Depois da receção no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Iúri Leitão deslocou-se para Viana do Castelo, onde também tinha à espera uma multidão na praça da cidade.
O jovem de 26 anos, campeão olímpico em Paris 2024, foi recebido com cortejo de bombos, por volta das 21h15.
«Este é um dia inesquecível. Nunca imaginei que a receção pudesse ter esta dimensão. Estou completamente incrédulo. Consigo sentir o orgulho que as pessoas sentem por este resultado e por ser um vianense a conseguir estes feitos históricos únicos no desporto nacional», disse Iúri Leitão, aos jornalistas.
O ciclista assumiu que atravessa o melhor momento de forma de sempre. «Não posso dizer que estou propriamente surpreendido porque foi exatamente para isto que trabalhei (…). Se não aproveitar agora o embalo vou estar a desperdiçar o trabalho que fiz até agora. Isto é o que eu faço há muitos anos e trabalho para ser um dos melhores do mundo.»
Já o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, prometeu que, na próxima reunião de câmara, vai propor a atribuição de cidadão de honra da cidade a Iúri Leitão. «Queremos que sejas o nosso imperador, o imperador de Viana do Castelo, porque vencer como ele venceu só está ao alcance dos imperadores.»