Fu Yu revelou-se surpreendida pela «facilidade» em vencer a sul-coreana Jihee Jeon – 14.ª do ranking mundial – na primeira ronda do torneio feminino de ténis de mesa.
A mais velha atleta da missão olímpica lusa, de 45 anos, número 80 do mundo, selou parciais de 11-7, 11-4, 13-11 e 11-9, ao cabo de 33 minutos.
«Foi fácil, 4-0. Foi uma surpresa para mim, porque nunca pensei ganhar tão facilmente. Uma jogadora destas e foi tão fácil. Eu acredito que ninguém esperava esta vitória. Quando vi o sorteio, também duvidei. Mas, preparamos o jogo e acreditava que seria possível. A Jihee Jeon também nasceu na China. Já a conhecia. Venceu-me uma vez», disse a atleta portuguesa.
Visivelmente satisfeita na estreia nos seus terceiros Jogos Olímpicos, Fu Yu disse que «o segredo foi estar melhor até o jogo». A vencer por dois «sets», a atleta impediu o 2-1, num parcial em que recuperou de 7-10 para 13-11.
Assim, Fu Yu igualou, pelo menos, a melhor prestação nos Jogos, ou seja, o 17.° lugar em Tóquio2020.
Nas bancadas da Arena Paris Sul, um grupo de cerca de duas dezenas de portugueses não poupou nos cânticos, sobretudo no «Fu, Fu, Fu», ou até no clássico festejo de Cristiano Ronaldo.
«Ouvi [o apoio]. Ouvi desde que entrei para a mesa. Ouvi tudo. Muito obrigado», agradeceu Fu Yu.
Na próxima ronda, a portuguesa defrontará a tailandesa Suthasini Sawettabut (55) ou a polaca Natalia Bajor (48), que apenas jogarão na manhã de segunda-feira (16h).