Tóquio2020: detido responsável da organização por alegada corrupção - TVI

Tóquio2020: detido responsável da organização por alegada corrupção

Bailarinos na cerimónia de abertura de Tóquio 2020 (Kimima Mayama/EPA)

Residência de Yasuo Mori foi alvo de buscas domiciliárias

Yasuo Mori, um responsável do comité organizador dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, foi detido no Japão, num alegado caso de adjudicações sem concurso, noticia a imprensa japonesa.

O Ministério Público de Tóquio recusou comentar a informação, mas vários órgãos de comunicação social japoneses publicaram fotografias de uma busca policial efetuada à residência do antigo diretor adjunto do comité organizador.

De acordo com o diário Asahi e outros media, Mori, de 55 anos, é suspeito de práticas anticoncorrenciais.

Os procuradores terão acusado Mori de manipular uma série de concursos no valor total de 285 milhões de euros para a organização de eventos olímpicos.

Mori e outros funcionários são acusados de criar listas próprias de candidatos para os eventos e, na maioria dos casos, receberam apenas uma proposta, escreveu o jornal Asahi.

Os procuradores também estão a investigar suspeitas de corrupção em torno dos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde um outro antigo funcionário, Haruyuki Takahashi, é acusado de receber o equivalente a centenas de milhares de euros em subornos, incluindo pela atribuição de contratos publicitários.

Continue a ler esta notícia