JMJ: Encontro do Papa com jovens pode ser acompanhado no Terreiro do Paço - TVI

JMJ: Encontro do Papa com jovens pode ser acompanhado no Terreiro do Paço

  • Agência Lusa
  • JGR
  • 2 ago 2023, 21:53
Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude - JMJ em Lisboa (Associated Press)

A Cerimónia do Acolhimento vai realizar-se na quinta-feira, no Parque Eduardo VII, estimando-se que estejam presentes mais de 300 mil pessoas

O vice-presidente da Câmara de Lisboa anunciou esta quarta-feira que a Cerimónia do Acolhimento, o primeiro encontro do Papa com os jovens da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na quinta-feira, pode ser acompanhado a partir do Terreiro do Paço.

“As pessoas vão poder acompanhar também a celebração a partir do Terreiro do Paço (…), onde temos um palco disponível e onde haverá condições para as pessoas puderem também participar no caso de haver um excesso de população ao longo da Avenida da Liberdade e Praça dos Restauradores”, disse esta noite Filipe Anacoreta Correia.

A Cerimónia do Acolhimento vai realizar-se na quinta-feira, no Parque Eduardo VII, estimando-se que estejam presentes mais de 300 mil pessoas.

Em conferência de imprensa no Centro de Coordenação de Mobilidade de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia adiantou que o Terreiro do Paço terá capacidade para “umas boas dezenas, senão mesmo mais de uma centena de milhares de pessoas, como já tem acontecido em alguns eventos”.

Questionado pelos jornalistas sobre o que é que está a ser preparado para quinta-feira para prevenir a enchente de milhares de pessoas no Parque Eduardo VIII para o primeiro momento de encontro entre o Papa Francisco e os jovens, o autarca diz que a Câmara esta a trabalhar com cenários que “já estavam identificados”.

“Sempre soubemos que há um crescendo ao longo da semana. Ontem [terça-feira], seria um dia com grande número de pessoas, mas muito aquém daquilo que será o número de quinta-feira e na sexta-feira, esse número terá um crescimento ainda maior mais substancial. E sabemos também que o maior aumento será no Parque Tejo. Tudo isso estava planeada”

O autarca acrescenta que a expectativa é preparar com tempo as condições no recinto [do parque Eduardo VIII], acrescendo que hoje haverá trabalhos na Avenida da Liberdade para “fechar o recinto” e para permitir a vistoria do recinto a partir das primeiras horas da manhã [de quinta-feira].

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa entre até ao próximo domingo para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, e que vai contar com a presença do Papa Francisco.

O Papa chegou a Lisboa hoje cerca das 10:00 e está prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima, no distrito de Leiria, no sábado, dia 05 de agosto.

As principais iniciativas da jornada decorrem no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo, um recinto com cerca de 100 hectares a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

Estima-se que, no total, a jornada tenha um custo a rondar os cerca de 160 milhões de euros.

Continue a ler esta notícia