Sobe para 195 o número de peregrinos em paradeiro incerto em Portugal (mas não são dados como oficialmente desaparecidos) - TVI

Sobe para 195 o número de peregrinos em paradeiro incerto em Portugal (mas não são dados como oficialmente desaparecidos)

  • Agência Lusa
  • BCE
  • 1 ago 2023, 14:44
Jornada Mundial da Juventude

Peregrinos estão inscritos em atividades na Diocese de Leiria-Fátima mas não apareceram. Onde estão?

195 peregrinos cabo-verdianos e angolanos que participam na Jornada da Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, não compareceram na Diocese Leiria-Fátima, revelou esta terça-feira o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Em conferência de imprensa, a inspetora-coordenadora superior do SEF, Cláudia Rocha, revelou que são 195 jovens, dos quais 168 cabo-verdianos e 27 angolanos. O mais novo destes participantes tem 19 anos, acrescentou.

Estes jovens estavam inscritos em atividades na Diocese de Leiria-Fátima, sublinhou. “Não compareceram no local onde deviam estar nas suas atividades, mas não significa que não estejam autorizados a permanecer no território”, afirmou Cláudia Rocha.

Uma vez que os peregrinos entraram em Portugal "de forma legal e com visto válido no espaço Schengen", as autoridades não os consideram "desaparecidos" para "efeitos legais"

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa de hoje a domingo para a JMJ, considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, e que contará com a presença do Papa Francisco.

O Papa, o primeiro peregrino a inscrever-se na JMJ, chega a Lisboa na manhã de quarta-feira, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no sábado para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.

Continue a ler esta notícia