Oito dos 11 ativistas do coletivo Climáximo que participaram num protesto, esta terça-feira de manhã, levando ao corte do trânsito na 2ª circular, tinham julgamento sumário marcado para esta quarta-feira, mas foi adiado.
Ao que a CNN Portugal conseguiu apurar, o caso vai ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DIAP).
Uma vez que o julgamento pressupõe que dure até 20 dias, e o tribunal entende que é preciso aprofundar a investigação, deixa de ser qualificado como "sumário".
O grupo que diz lutar pela justiça climática bloqueou a 2ª Circular no sentido Benfica-Aeroporto, junto às Torres de Lisboa, onde se situam os escritórios da Galp.
Nove jovens sentaram-se na estrada, em fila, envergando coletes identificadores e interromperam o trânsito, enquanto outros dois penduraram-se na ponte pedonal com arneses.