Ela viajou sozinha para Itália. E no primeiro dia conheceu o amor da sua vida - TVI

Ela viajou sozinha para Itália. E no primeiro dia conheceu o amor da sua vida

  • CNN
  • Francesca Street
  • 24 set 2023, 12:00
Kacie Rose Burns apaixonou-se por Dario Nencetti quando estava de férias em Florença, Itália. Jamie Lee @JamieInItalyPhoto/JamieInItaly.com

Quase quatro anos depois, Kacie transformou a sua presença nas redes sociais numa empresa de viagens, organizando excursões em grupo por Itália e publicando os seus próprios guias de viagem. Entretanto, Dario continua apaixonado pela cozinha e trabalha agora como chefe de cozinha num restaurante de Florença

Relacionados

Kacie Rose Burns entrou num bar de jazz de Florença, sozinha.

"Vou ouvir uma música e ver o que se passa", pensou, tentando acalmar os nervos.

Kacie entrou pelas traseiras. A discoteca era escura e movimentada, com algumas luzes de parede e letreiros de néon a iluminar as pessoas que bebiam, dançavam e conversavam. Antes mesmo de poder observar os músicos em palco, os olhos de Kacie pousaram num homem alto sentado no bar.

"Entrei e ele estava lá", conta Kacie à CNN Travel today. "Cruzámos olhares."

"Ciao", disse o estranho, a sorrir.

"Ciao", retribuiu Kacie, antes de acrescentar, desculpando-se: "É tudo o que tenho de italiano para ti."

Estávamos em outubro de 2018. Kacie era uma nova-iorquina de 24 anos que estava de férias em Florença. Era a sua primeira vez em Itália e a primeira vez que viajava sozinha. Foi uma experiência emocionante - e aterrorizante.

"Eu era bailarina profissional em Nova Iorque", explica Kacie. "Uma carreira muito cansativa - há muita toxicidade, muita rejeição, há muita política em jogo - e eu sentia-me um pouco presa, um pouco infeliz, um pouco - apenas estagnada, se preferir."

Kacie passava os dias a fazer audições, a viajar para atuar e a fazer biscates numa loja de roupa. Precisava de uma pausa e há muito que sentia uma "atração" por Itália e sonhava com umas férias italianas.

"Estava sempre a dizer: 'Vou esperar por alguém para ir comigo, vou esperar, vou esperar. E depois fiquei à espera durante anos. Então, uma noite - às duas da manhã - pensei: 'De que é que estou à espera? A vida é demasiado curta". Por isso, marquei uma viagem para Itália".

Kacie planeou passar a maior parte do tempo em Roma e Veneza e apenas alguns dias em Florença. Mas, no período que antecedeu a viagem, começou a conversar com uma cliente da loja onde trabalhava. Esta mulher tinha vivido em Florença durante cinco anos e elogiou a cidade toscana, convencendo Kacie a acrescentar mais um dia à sua estadia em Florença.

E foi assim que Kacie e o desconhecido italiano se encontraram no clube de jazz na mesma noite.

"Estou muito contente por lhe ter dado ouvidos", diz Kacie. "Foi só por isso que nos encontrámos na primeira noite em que estive em Florença, naquele dia em que não era suposto eu estar lá."

Um encontro em Florença

Kacie e Dario conheceram-se num clube de jazz de Florença. Jamie Lee (@JamieInItalyPhoto/JamieInItaly.com)

O homem com quem Kacie se cruzou no bar de jazz era Dario Nencetti, de 26 anos, cozinheiro num hotel de Florença que normalmente trabalhava à noite. Acontece que aquela era a única noite que ele tinha de folga naquela semana.

O bar de jazz, chamado Jazz Club Firenze, era um dos locais preferidos de Dario. Adorava a música, o ambiente underground e o facto de o bar encorajar os clientes a inscreverem-se em jam sessions.

"Este sítio é, digamos, pouco convencional para Florença", diz Dario à CNN Travel. "Normalmente, em Florença, há uma mesa para duas, três ou quatro pessoas. No clube de jazz, há mesas grandes, por isso podemos sentar-nos com estranhos e assim, o que eu adoro."

Quando Dario se apercebeu que Kacie não sabia muito de italiano para além de "ciao", mudaram para inglês. Dario disse a Kacie que tinha vivido na Escócia durante um ano e começaram a falar de viagens. Kacie mencionou que estava a fazer a sua primeira viagem sozinha e Dario disse que tinha embarcado numa aventura semelhante ao Japão no início desse ano.

"Criámos laços desde o início", diz Dario. "Foi uma conversa muito natural e muito fácil."

"Lembro-me que ele me fez rir", diz Kacie. E eu pensei: "Oh, este gajo é interessante." Muitas pessoas perguntam-nos: "Como é que o conheceste? E eu não sei como é que soube. Pensei apenas: 'Oh, isto é algo diferente.'"

Kacie e Dario ficaram no bar de jazz a conversar até às primeiras horas da manhã. Depois, passaram o máximo de tempo possível juntos durante os dois dias seguintes.

"Ele encontrava-se comigo depois do trabalho - todas as noites saía às 23h. E saíamos e ficávamos a conversar", recorda Kacie. "Apaixonei-me imediatamente por Florença. É uma cidade muito romântica - ruas de pedra e edifícios medievais. Parece um quadro para onde quer que se olhe."

Foram dois dias muito agitados. Uma noite, sentaram-se junto à Ponte Vecchio de Florença e conversaram até às 3 ou 4 da manhã. Era como se Kacie estivesse num filme - algures entre o filme favorito de todos os millennials "The Lizzie McGuire Movie" [Amores de verão] e o clássico romance florentino "A Room with a View" [Quarto com vista sobre a cidade].

Depois, os dois dias acabaram e Kacie teve de seguir para a etapa seguinte da sua viagem. Continuava a parecer algo saído de um filme - só que este não tinha obviamente um final feliz.

"Entrei no comboio e ele estava na plataforma. Lembro-me de olhar para o comboio e fiquei muito triste", conta.

Quando o comboio se afastou da estação, Kacie limpou as lágrimas e enviou uma mensagem à sua melhor amiga em Nova Iorque.

"Acabei de conhecer o meu futuro marido em Florença", escreveu. "É com ele que me vou casar. Nunca mais o vou ver."

A sua amiga tentou animá-la.

"Vais para Roma", respondeu. "Vais conhecer um gladiador!"

Mas Kacie sabia que o que tinha com Dario não era substituível.

"Nunca deixámos de nos falar. Fazíamos FaceTime todos os dias", diz.

Isto continuou quando Kacie regressou aos EUA. E em pouco tempo, Dario estava a planear uma viagem a Nova Iorque.

Um minuto em Nova Iorque

Dario e Kacie sabiam que queriam ficar juntos, apesar de inicialmente viverem em países diferentes. Jamie Lee (@JamieInItalyPhoto/JamieInItaly.com)

Em 8 de dezembro de 2018, Dario chegou aos EUA. Kacie passou uma semana a apresentar a Dario a sua vida em Nova Iorque.

"Foi muito fixe ver as coisas pelos olhos dele", conta.

"Ela mostrou-me a verdadeira cidade", diz Dario.

Depois, o casal voou para Miami para uma semana de férias.

Para Kacie e Dario, nunca houve um momento específico em que decidiram embarcar numa relação.

"Nunca foi uma decisão a ser tomada", diz Kacie.

"Não foi preciso dizer nada", concorda Dario. "Mas não o posso esconder, a longa distância era difícil."

Os dois lutaram com os fusos horários e os seus empregos ocupados que os deixavam com pouco tempo livre, mas tentaram visitar-se sempre que podiam.

Corta para setembro de 2019. Dario estava de volta a Nova Iorque para visitar Kacie.

"Porque é que não me mudo para cá?", sugeriu. Tinha adorado a vibração da cidade desde o início e conseguia imaginar-se lá. A cena dos restaurantes era incrível. Se ele conseguisse arranjar um emprego e organizar o visto, parecia ser o cenário ideal.

Kacie também pensava assim e Dario começou a perguntar por aí. Acabou por ser contratado como chefe de cozinha num restaurante italiano em Brooklyn. Depois de alguns meses no limbo, o seu visto foi aprovado.

"Até essa altura, cada vez que tínhamos de nos despedir era quase traumático - tínhamos passado esta semana juntos e sabíamos que era a nossa vez", diz Kacie. "Despedirmo-nos nos aeroportos era uma seca. Demorava uma semana a recuperar."

Mas agora as despedidas no aeroporto estavam consignadas ao passado.

"Foi muito emocionante", diz Dario.

Seguir em frente juntos

Dario e Kacie dizem que sempre se apoiaram mutuamente e aos seus objetivos e ambições. Jamie Lee (@JamieInItalyPhoto/JamieInItaly.com)

Kacie e Dario passaram três meses juntos em Nova Iorque, tontos de felicidade por estarem no mesmo país e na mesma cidade.

Depois veio a pandemia. As artes do espetáculo e a restauração de Nova Iorque pararam. Presos em casa, Kacie e Dario encontraram consolo e apoio um no outro.

Como diz Kacie, ela e Dario encontraram "muitos aspetos positivos" neste período difícil. Dario ensinou Kacie a fazer massa. Tomavam conta de gatos. Passavam longos serões a conversar.

Mas, à medida que 2020 avançava, o casal apercebeu-se de que havia um prazo a cumprir. O visto de Dario expirava em dezembro e, na sequência da pandemia, a renovação estava fora de questão.

Para Kacie e Dario, parecia que só havia três opções viáveis: voltar ao namoro à distância, casar ou mudar-se para Itália.

Voltar à longa distância significaria o regresso das despedidas no aeroporto, a última coisa que qualquer um deles queria. E embora Kacie e Dario pensassem que o casamento estava no seu futuro, não sentiam que fosse o mais indicado para eles naquele momento. Restava mudarem-se para Itália.

Kacie pensou na sua carreira em Nova Iorque. A atuação estava fora de questão e não havia data de regresso à vista. E enquanto os seus amigos publicavam regularmente nas redes sociais as saudades que tinham da dança, Kacie só sentia "alívio" por os seus dias já não serem definidos por audições e incertezas.

"Foi uma grande chamada de atenção", diz. "Tinha chegado a um ponto em que precisava de dar um pequeno passo atrás nas atuações."

Para além disso, o contrato de arrendamento do apartamento de Kacie em Nova Iorque estava a terminar. Se alguma vez houve uma altura para se mudar para Itália, era agora.

"Tudo se encaixou no seu devido lugar", considera.

Kacie fez uma pesquisa online e encontrou uma academia de línguas em Florença que oferecia vistos de estudo. Candidatou-se e inscreveu-se nas aulas de italiano. Depois, Kacie e Dario fizeram as malas da sua vida em Nova Iorque e prepararam-se para atravessar o Atlântico.

Antes de entrar no avião em janeiro de 2021, Kacie publicou um vídeo no TikTok sobre o encontro com Dario e a mudança para Itália. Nunca tinha publicado nada na plataforma, mas sentiu-se inspirada para assinalar este importante passo na vida.

Quando saiu do avião e se ligou à rede Wi-Fi, o seu telemóvel estava a explodir.

"Tornou-se viral", diz Kacie.

Enquanto estava presa dentro de casa durante a quarentena obrigatória de duas semanas, Kacie continuou a publicar vídeos no TikTok. Os seus seguidores continuaram a crescer.

Enquanto a sua presença nas redes sociais aumentava, durante os primeiros meses em Florença, o mundo real de Kacie e Dario permaneceu pequeno. A Itália ainda estava sob o jugo da covid, com restrições rigorosas.

Mas enquanto Kacie estudava para as aulas de italiano e ensinava inglês online e Dario procurava trabalho em restaurantes, Florença começou a reabrir lentamente.

"Lembro-me da primeira vez que fui ao Duomo. E não estava lá ninguém", diz Kacie. "O que é de loucos, porque é o principal ponto de interesse de Florença. E não estava ninguém na praça e lembro-me de como isso foi bizarro."

Embora esse momento tenha sido surreal - e até triste - Kacie e Dario sentiram-se gratos por estarem juntos no marco florentino. Tinham percorrido um longo caminho e estavam entusiasmados com a sua nova vida juntos em Itália.

A adaptação à vida italiana foi facilitada para Kacie pela família de Dario, que a acolheu de todo o coração - mesmo que, nos primeiros tempos, Kacie tivesse dificuldades com o italiano e a mãe de Dario não soubesse muito inglês.

As duas mulheres conseguiram comunicar através do Google Translate nos seus telemóveis.

"A ligação entre elas foi imediata", garante Dario.

Kacie continuou a publicar nas redes sociais e os seus seguidores aumentaram. Passados cerca de seis meses, deixou de ensinar inglês online e decidiu dedicar-se às redes sociais a tempo inteiro.

Dario encorajou este passo.

"Acho que foi uma ótima ideia ter-se metido nisso", diz ele hoje. "Era o momento certo, a altura certa, e acreditei nela desde o primeiro momento."

Uma vida em conjunto em Itália

Já passaram cinco anos desde que Kacie e Dario se conheceram em Florença e agora vivem lá juntos. Jamie Lee (@JamieInItalyPhoto/JamieInItaly.com)

Quase quatro anos depois, Kacie transformou a sua presença nas redes sociais numa empresa de viagens, organizando excursões em grupo por Itália e publicando os seus próprios guias de viagem. Entretanto, Dario continua apaixonado pela cozinha e trabalha agora como chefe de cozinha num restaurante de Florença.

"Gosto muito da vida que criámos aqui", diz Kacie. "Vivemos num sítio lindo, com comida excelente e ele tem tantas coisas fantásticas a seu favor, e o mesmo acontece comigo."

O casal encoraja-se mutuamente nas suas respetivas carreiras, mas também desfruta do seu tempo livre. Adoram viver em Florença e explorar Itália juntos.

Dario e Kacie estão instalados em Florença por agora, embora não excluam a possibilidade de se mudarem para outro local no futuro.

"Estamos a aproveitar o momento", diz Dario.

"O que é sólido é o facto de sabermos que estamos juntos nisto. E é isso que o torna tão bom", diz Kacie.

"Não estou nervosa com o que o futuro nos reserva. Porque te tenho a ti", diz Kacie a Dario.

Olhando para trás, Kacie considera surreal pensar que a sua decisão espontânea de viajar sozinha para Itália a levou a encontrar uma nova carreira, uma nova casa e o amor da sua vida.

"Havia tantas coisas que tinham de acontecer para que isso realmente acontecesse, mas parecia normal e natural - como se, claro, isto estivesse certo e fosse suposto acontecer", aponta.

"Nunca sabemos realmente o que a vida planeou para nós. Há tantas coisas boas à espera. Só temos de confiar", acrescenta Kacie. "Confiar no processo. E o caminho que está destinado a ti vai acontecer, mesmo que não seja o caminho que pretendias seguir para ti."

Continue a ler esta notícia

Relacionados