A vice-presidente dos Estados Unidos anunciou este domingo que se vai candidatar à Casa Branca. "Sinto-me honrada por ter o apoio do presidente [Joe Biden] e a minha intenção é conseguir vencer esta nomeação" que será decidida na Convenção do Partido Democrata no próximo mês, em Chicago.
"Temos 107 dias até ao dia da Eleição. Juntos vamos lutar. Juntos vamos vencer", afirmou.
On behalf of the American people, I thank Joe Biden for his extraordinary leadership as President of the United States and for his decades of service to our country.
— Kamala Harris (@KamalaHarris) July 21, 2024
I am honored to have the President’s endorsement and my intention is to earn and win this nomination.
Enquanto os Democratas esperavam que o presidente Joe Biden tomasse a sua decisão de sair da campanha, os apoiantes da vice-presidente Kamala Harris trabalharam nos bastidores durante a última semana para garantir o apoio dos delegados.
Joe Biden e Kamala Harris falaram este domingo, segundo disse uma fonte familiar à CNN. “Na última semana, temos estado a reunir delegados”, disse à CNN um estratega democrata sénior que trabalhou na campanha de Harris para 2020. "Não se tratava de pressionar Biden a sair, mas de estar preparado para o caso de ele abandonar a corrida".
Depois de ter anunciado, na tarde de domingo, que não ia tentar a reeleição, Biden apoiou Harris para que esta se tornasse a próxima candidata democrata à presidência, apelando à união do partido.