O vídeo é de 2016, mas ressurgiu depois de Dalai Lama ter pedido a uma criança que esta lhe chupasse a língua. Nesta "nova" polémica, Dalai Lama e Lady Gaga surgem juntos numa conferência em Indianápolis, nos Estados Unidos. O líder espiritual tibetano toca na perna da cantora e esta afasta a sua mão, visivelmente desconfortável.
Newly surfaced video of the Dalai Lama and Lady Gaga shows the spiritual leader, who is currently facing backlash for sexually assaulting a young boy, tickle and touch Lady Gaga’s legs before she places her hand on his to block him from touching her. pic.twitter.com/8mRKXsvDdS
— Oli London (@OliLondonTV) April 13, 2023
Nas imagens é possível ver o Nobel da Paz a tocar no joelho de Lady Gaga, fazendo cócegas. A artista ri-se, mas abana a cabeça, como sinal de negação. Pouco depois, o líder espiritual volta a insistir, estende a mão para a tocar na perna da cantora e esta impede-o, segurando-lhe na mão. Até agora, Lady Gaga não teceu comentários sobre o vídeo, ou sobre o prórprio Dalai Lama.
Nem este vídeo, nem o da criança são as primeiras polémicas no currículo do líder religioso. Também em 2019, as palavras de Dalai Lama geraram controvérsia ao afirmar, numa entrevista à BBC, que se o próximo Dalai Lama fosse uma mulher, teria de ser "atraente".