Liga dos Campeões: as contas para a penúltima jornada - TVI

Liga dos Campeões: as contas para a penúltima jornada

FC Porto-Barcelona (AP Photo/Luis Vieira)

Nesta quarta-feira, decisões para Sp. Braga (com contas mais complicadas) e Benfica, já eliminado e a tentar evitar o desastre completo

Relacionados

Artigo original: 28-11-2023, 09h10 (atualizada com os desfechos dos jogos da 5.ª jornada nesta terça-feira)

Numa penúltima jornada de muitas decisões em perspetiva na Liga dos Campeões, a noite europeia de terça-feira terminou com derrota do FC Porto em Barcelona por 2-1 e este resultado, aliado ao triunfo do Shakhtar frente ao Antuérpia (1-0), adiou as contas do apuramento dos dragões para a última jornada, que tem receção aos ucranianos.

Esta terça-feira confirmou o apuramento de mais quatro clubes para os oitavos de final e já são dez os qualificados: Barcelona, Lazio, Atlético de Madrid e Borussia Dortmund (nenhum com primeiro lugar garantido) juntaram-se a um elenco que já contava com Manchester City, Leipzig, Bayern Munique, Real Madrid, Inter de Milão e Real Sociedad.

À partida para esta ronda, entre as seis equipas apuradas, apenas o Bayern Munique tinha o primeiro lugar assegurado. Aos alemães, com apuramento e primeiro lugar garantido, juntou-se o Manchester City, com o triunfo ante o Leipzig (3-2).

A 5.ª jornada encerra na quarta-feira e com mais decisões para portugueses: para o Sp. Braga, com vida mais difícil, a ronda afigura-se também como decisiva, enquanto o Benfica, fora de combate desde a quarta jornada, procura salvar o objetivo mínimo e adiar a luta pelo terceiro lugar para a última ronda.

Além do Benfica, já havia mais cinco equipas sem hipóteses de chegar aos oitavos, mas que ainda tinham hipóteses de ir à Liga Europa. Porém, com os desfechos desta noite, Celtic (derrotado pela Lazio), Antuérpia (pelo Shakhtar) e Estrela Vermelha (pelo Young Boys) disseram adeus à continuidade nas competições europeias em 2023/24 e farão a despedida na 6.ª e última jornada.

As contas, grupo a grupo.

Grupo A

5ª jornada (29 novembro)

Galatasaray-Manchester United (17h45)

Bayern Munique-FC Copenhaga (20h00)

O absoluto domínio do Bayern Munique, já apurado e com o primeiro lugar assegurado, deixou bem embrulhado o resto do grupo. Ainda não ficará definida a segunda equipa apurada nesta jornada, mas o Manchester United corre o risco de ficar já fora das contas, se perder na Turquia. Caso cheguem «vivos» à última ronda, a decisão para os «red devils» será na visita ao Bayern Munique.

Grupo B

5ª jornada (29 novembro)

Sevilha-PSV (17h45)

Arsenal-Lens (20h00)

Tudo por decidir e muitas contas para fazer. Mas ao Arsenal basta um empate frente ao Lens para assegurar já a qualificação. E até pode apurar-se perdendo, caso o Sevilha vença o PSV.

Os neerlandeses, com vantagem sobre o Lens no confronto direto, também podem selar o apuramento nesta ronda, se vencerem o Sevilha e os franceses perderem. Quanto aos andaluzes, correm sérios riscos de ficar desde já eliminados, o que só não acontecerá em caso de vitória, ou de um empate caso o Lens vença.

Grupo C

5º jornada (29 novembro)

Sp. Braga-Union Berlim (20h00)

Real Madrid-Nápoles (20h00)

Vida difícil para o Sp. Braga. O Real Madrid já está apurado e precisa de apenas um empate frente ao Nápoles, o que até poderia ser boa notícia para os arsenalistas, desde que consigam vencer o Union Berlim.

Um triunfo frente aos alemães, já eliminados mas ainda com hipóteses de chegar ao terceiro lugar, garantiria desde logo a presença do Sp. Braga na Liga Europa.

A partir daí, as contas complicam-se. Caso o Nápoles vença no Bernabéu, fica desde já apurado e o Sp. Braga eliminado. O mesmo acontece em caso de empate em ambos os jogos, ou em caso de derrota bracarense.

Por outro lado, se o Nápoles perder mesmo um empate do Sp. Braga pode levar a decisão para a última ronda, em confronto direto com os italianos.

Grupo D

5ª jornada (29 novembro)

Benfica-Inter (20h00)

Real Sociedad-Salzburgo (20h00)

A quarta jornada separou águas e ditou a eliminação do Benfica, que tem agora dois jogos para tentar ainda salvar o objetivo mínimo e evitar a pior campanha de Champions da sua história.

Real Sociedad e Inter estão apurados, resta apenas decidir quem será primeiro. Para o Benfica há duas vias possíveis no objetivo de adiar a decisão para a última jornada: tem de fazer melhor que o Salzburgo nesta ronda, ou pelo menos igual resultado.

Neste último caso, precisaria não apenas de ganhar na Áustria na última jornada, mas também fazê-lo de forma a anular a derrota por 0-2 na primeira volta na Luz e garantir vantagem no confronto direto. Em qualquer outro cenário, o Benfica termina no quarto lugar e fora da Europa.

Grupo E

5ª jornada (28 novembro)

Lazio-Celtic, 2-0

Feyenoord-At. Madrid, 1-3

Lazio e Atlético de Madrid venceram e carimbaram, esta terça-feira, o apuramento para os oitavos de final. Primeiro lugar por decidir na última jornada. Feyenoord confirmado na Liga Europa e Celtic fora das competições europeias.

Grupo F

5ª jornada (28 novembro)

Milan-Dortmund, 1-3

PSG-Newcastle, 1-1

O Borussia Dortmund qualificou-se para os oitavos de final com a vitória em Milão. A outra vaga fica por decidir entre PSG, Newcastle e Milan na última jornada, sendo que ainda nenhuma equipa está eliminada das competições europeias e o Dortmund também ainda não tem o primeiro lugar assegurado, apesar de apurado.

Grupo G

5ª jornada (28 novembro)

Manchester City-Leipzig, 3-2

Young Boys-Estrela Vermelha, 2-0

O Manchester City e o Leipzig já estavam apurados à partida para a jornada e os ingleses asseguraram o primeiro lugar com a vitória ante os alemães. Da mesma forma, mas no que toca ao apuramento para a Liga Europa via terceiro lugar, o Young Boys garantiu-o e afastou o Estrela Vermelha das competições europeias.

Grupo H

5ª jornada (28 novembro)

Shakhtar Donetsk-Antuérpia, 1-0

Barcelona-FC Porto, 2-1

O Barcelona garantiu o apuramento para os oitavos de final ao vencer o FC Porto, mas o primeiro lugar ainda não está decidido e tudo porque os catalães têm igualdade no confronto direto com o Shakhtar, em caso de igualdade pontual (possível a 12 pontos) no desfecho do grupo. O FC Porto viu adiadas as contas do apuramento para a última jornada e vai para essa decisão com o Shakhtar, no Dragão. O Antuérpia, com a derrota ante os ucranianos, está matematicamente afastado das competições europeias.

Continue a ler esta notícia

Relacionados