"Olha, não se diz 'três graus negativos', ok? Isso não existe. Diz-se 'menos três graus'." Ai sim? - TVI

"Olha, não se diz 'três graus negativos', ok? Isso não existe. Diz-se 'menos três graus'." Ai sim?

Uma manhã fria e branca. Caiu neve em Vila Pouca de Aguiar (Lusa/PEDRO SARMENTO COSTA)

Se este é um assunto que o leva a ter discussões acesas, prepare-se para um balde de água fria

No Norte e no Centro do País são vários os distritos que enfrentam neste momento temperaturas muito frias que, em alguns casos - como Vila Real, Bragança e Leiria -, podem chegar mesmo aos três graus negativos. Sim, três graus negativos. Sim, é muito frio e não, não está errado a nível gramatical.

A discussão tende a aquecer depois de alguém lançar uma correção - alguma coisa como isto: “Olha, não se diz três graus negativos, ok? Isso não existe. Diz-se 'menos três graus'. Vê lá se vais estudar Português”.

Pois bem, caro interlocutor deste cenário hipotético, saiba que um meteorologista e um dos coordenadores editoriais do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa discordam de si. 

Comecemos por Diamantino Henriques, meteorologista e formador com um extenso currículo no domínio da composição da atmosfera. Ao telefone, foi incrivelmente rápido e incisivo. “Sim, pode dizer-se 'graus negativos'”, respondeu. Não adiantou muitos mais detalhes sobre o assunto, até porque provavelmente estaria a raciocinar sobre aquele que poderá ter sido o mais esquisito telefonema a ser feito a uma tarde de terça-feira.

Já José Manuel Matias, vice-presidente da Sociedade da Língua Portuguesa e cocoordenador editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, alongou-se um pouco mais mas também respondeu com um redondo “sim”. Aliás, disse, “é mais corrente dizer-se três graus negativos do que dizer-se menos três graus”, mesmo que não seja comum alguém dizer o oposto, isto é, três graus positivos.

Assim, a única razão para não utilizar esta frase no quotidiano poderá ser uma absoluta repugnância da mistura entre a palavra “grau” e a palavra “negativo”, o que também livra a pessoa que sofre desta condição de contar à família que não obteve o grau de mestre porque teve negativa a linguística.

De resto, ​​quer utilize a frase três graus abaixo de zero, menos 3 graus ou três graus negativos, não deixe que a confusão o faça esquecer do casaco e do cachecol. Agasalhe-se, está frio.
 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE