Homem detido após esfaquear criança e mulher em Londres - TVI

Homem detido após esfaquear criança e mulher em Londres

  • CNN Portugal
  • DCT e ARC
  • 12 ago, 13:13
Polícia britânica em Londes

Não são conhecidas as motivações do ataque, mas não há para já indícios de terrorismo

A polícia britânica deteve, esta segunda-feira, um homem que esfaqueou uma menina de 11 anos e uma mulher de 34 anos em Leicester Square, no centro de Londres.

Segundo a Reuters, as autoridades locais acreditam que este é o único envolvido no ataque e que não há, para já, mais suspeitos. O anúncio da detenção foi feito pela polícia na rede social X.

O segurança de uma loja de chá localizada na praça onde aconteceu o esfaqueamento conta, à agência noticiosa PA, que "saltou para cima" do homem que atacou a criança e que lhe tirou a faca. “Ouvi um grito. Nesse momento vi que havia uma pessoa, com cerca de 30 ou 30 e poucos anos, que estava a esfaquear uma criança - saltei para cima dele, segurei-lhe na mão que trazia a faca e deitei-o no chão, segurando-o e tirando-lhe a faca”, descreve.

O homem acrescenta que, juntamente com outras pessoas que estavam no local, conseguiu imobilizar o suspeito até a polícia chegar, o que diz ter demorado "cerca de três a quatro minutos". "Acabei de ver uma criança a ser esfaqueada e tentei salvá-la. É meu dever salvá-los", conclui.

A gerente de uma empresa de autocarros turísticos, Ezat Katerzis, que também testemunhou o sucedido, afirma que o atacante parecia estar “mentalmente perturbado”, descartando a hipótese de ter sido “um assalto”. “Parecia que lhe faltava alguma coisa. Ele esfaqueou a rapariga do nada. Ela estava com a família", conta, ao Guardian, acrescentando que as vítimas “pareciam turistas”.

As vítimas foram depois transportadas para o hospital. De acordo com as autoridades, a rapariga de 11 anos vai receber tratamento hospitalar, mas os seus ferimentos não constituem perigo de vida. Já segunda vítima sofreu ferimentos mais ligeiros. 

Não são conhecidas as motivações do ataque. No entanto, para já, "não há indícios de que o incidente esteja relacionado com o terrorismo", informa a polícia de Westminster.

Continue a ler esta notícia