Covid-19: uma em cada 10 infeções resulta em condição pós-covid - TVI

Covid-19: uma em cada 10 infeções resulta em condição pós-covid

  • Agência Lusa
  • DCT
  • 26 abr 2023, 19:05
Tosse (Pexels)

Os sintomas mais frequentes da condição pós-covid-19 são fadiga, dificuldade respiratória, alterações do olfato e paladar, depressão e disfunção cognitiva.

Relacionados

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou esta quarta-feira que uma em cada 10 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 resulta em condição pós-covid-19 e que centenas de milhões de pessoas irão necessitar de cuidados a longo prazo.

A estimativa foi avançada durante a conferência de imprensa regular em Genebra, na Suíça.

A condição pós-covid-19, anteriormente conhecida como covid-19 longa, define-se, de acordo com a Direção-Geral da Saúde, como a série de "sintomas tardios em algumas pessoas com história provável ou confirmada de infeção por SARS-CoV-2", o coronavírus que causa a doença respiratória covid-19.

Os sintomas mais frequentes da condição pós-covid-19 são fadiga, dificuldade respiratória, alterações do olfato e paladar, depressão e disfunção cognitiva.

Na conferência de imprensa da OMS, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que, apesar da queda em 95% das mortes por covid-19 desde janeiro, em alguns países o número de óbitos aumentou, sendo que 14 mil pessoas morreram nas últimas quatro semanas.

Apesar de alertar para a possibilidade de novas variantes virais serem capazes de provocar novas vagas de infeções ou mortes, como a XBB.1.16, associada ao aumento de casos na Índia, a OMS reiterou a expectativa de ainda este ano declarar o fim da covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional.

Continue a ler esta notícia

Relacionados