Segurança Social manda encerrar lar da Lourinhã após confirmar "várias" situações de maus-tratos a idosos - TVI

Segurança Social manda encerrar lar da Lourinhã após confirmar "várias" situações de maus-tratos a idosos

  • CNN Portugal
  • BC
  • 8 mar 2023, 10:33

Ministra do Trabalho e da Segurança Social tinha pedido inspeção urgente ao lar Delicado Raminho

Relacionados

O lar da Lourinhã que está a ser investigado por suspeitas de maus-tratos a idosos vai ser encerrado pela Segurança Social. A informação foi avançada pela SIC Notícias e depois confirmada pela Segurança Social, em comunicado enviado às redações.

"O Instituto da Segurança Social concluiu o processo de fiscalização ao Lar Delicado Raminho, no concelho da Lourinhã, tendo confirmado várias das situações denunciadas. Nesse sentido, o Instituto da Segurança Social decretou o encerramento do lar e iniciou o processo de transferência dos utentes em colaboração com os seus familiares", lê-se na declaração.

A ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, tinha ordenado no início da semana uma inspeção urgente às instalações. Na terça-feira, a Procuradoria-Geral da República já tinha anunciado que fora instaurado um inquérito pelo Ministério Público ao lar de idosos Delicado Raminho na sequência dos relatos dos maus-tratos.

Ainda na segunda-feira, Ana Mendes Godinho foi questionada pelos jornalistas sobre as informações divulgadas por anteriores funcionários do lar de que recebiam aviso prévio das visitas da Segurança Social, tendo respondido: "Há, naturalmente, visitas regulares e há visitas de fiscalização, e essas nunca são anunciadas, nem devem ser anunciadas, precisamente para detetar situações que sejam sinalizadas”.

Ana Mendes Godinho apelou ainda à denúncia à Segurança Social de todos os casos que as pessoas julguem precisar de fiscalização.

“Cá estamos para fiscalizar, para salvaguardar as situações das pessoas, que é isso que nos move”, acrescentou.

Durante a tarde de segunda-feira, dois inspetores da Segurança Social estiveram nas instalações do lar na Lourinhã, a averiguar as condições de assistência aos cerca de 60 utentes da instituição.

Continue a ler esta notícia

Relacionados