Défice comercial extracomunitário piora no primeiro trimestre - TVI

Défice comercial extracomunitário piora no primeiro trimestre

Combustíveis

Combustíveis e lubrificantes foram os produtos a registar maior aumento

Relacionados
As importações extracomunitárias de Portugal subiram 29,6% e as exportações subiram 12,8% no trimestre terminado em Fevereiro deste ano, o que representa um agravamento do défice da balança comercial com países terceiros, diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Face ao período homólogo, os maiores aumentos nas importações registaram-se nos combustíveis e lubrificantes, nas máquinas e outros bens de capital e no material de transporte e acessórios. Nas exportações foram as categorias dos combustíveis e lubrificantes e dos produtos alimentares e bebidas que registaram os maiores acréscimos.

Segundo o INE, a taxa de cobertura das importações pelas exportações diminuiu 8,7 pontos percentuais (p.p.), quando comparada com o período homólogo do ano anterior.

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, nos últimos três meses, constata-se que as exportações cresceram 7,1% e as importações 11,7%, relativamente ao mesmo período de um ano antes.

O INE diz ainda que estes valores evidenciam a importância deste tipo de produtos no comércio extracomunitário e o seu impacto no saldo da balança comercial com os países terceiros e na taxa de cobertura.

No período em análise, os combustíveis e lubrificantes registaram um peso de 14,1% nas exportações e 49% nas importações, conclui.
Continue a ler esta notícia

Relacionados