Irmã de Marielle Franco vai ser ministra da Igualdade Racial de Lula da Silva - TVI

Irmã de Marielle Franco vai ser ministra da Igualdade Racial de Lula da Silva

Lula da Silva e Anielle Franco (AP)

Nomeação de Anielle Franco foi anunciada esta quinta-feira pelo presidente-eleito

Anielle Franco, irmã de Marielle, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018, vai ser ministra da Igualdade Racial do novo governo de Lula da Silva.

O anúncio foi feito pelo presidente-eleito, que comunicou também os nomes de outros 15 membros do executivo que toma posse a 1 de janeiro. Até agora, Lula da Silva revelou 21 dos 37 nomes que compõem o seu gabinete.

No Instagram, Franco celebrou a nomeação. “É oficial! Aceito o convite com muito orgulho e responsabilidade. Esse será um ministério com abertura, participação, diálogo e troca com todos os ministérios, os movimentos e todas as pessoas! Vamos juntas, juntes e juntos construir o Brasil do futuro!”, escreveu a futura governante.

Anielle Franco é licenciada em Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e em Jornalismo pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. A ativista é também mestre em Relações Étnicos-Raciais.

Franco é diretora do Instituto Marielle Franco, criado após a morte da sua irmã para defender os direitos das mulheres e das minorias raciais e LGBTQ+. Desde as eleições presidenciais, integrou o gabinete de transição de Lula da Silva, tendo sido associada a uma outra pasta, a do Ministério das Mulheres.

Entre os nomes anunciados pelo presidente-eleito está também o de Silvio Fonseca para o Ministério dos Direitos Humanos. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, o advogado de 46 anos foi professor convidado na Universidade Duke e na Universidade de Columbia, ambas nos Estados Unidos. Em Duke, lecionou nos cursos “Raça e Direito na América Latina” e “Black Lives Matter: Brasil e Estados Unidos”.

Para além da carreira letiva, é presidente do Instituto Luiz Gama, instituição sem fins lucrativos que atua na área dos direitos civis.

Continue a ler esta notícia