Detido suspeito de tentar detonar explosivo em Brasília - TVI

Detido suspeito de tentar detonar explosivo em Brasília

  • CNN Portugal
  • MJC
  • 25 dez 2022, 17:25
Apoiantes de Bolsonaro juntam-se em frente do Palácio da Alvorada, em Brasília (EPA)

O homem de 54 anos é um apoiante de Bolsonaro oriundo do Pará e estará na capital para se manifestar contra a tomada de posse de Lula da Silva

Relacionados

Um homem foi preso em Brasília acusado de ter tentado detonar um explosivo nos arredores do aeroporto internacional da capital do Brasil. O suspeito é um homem de 54 anos, vindo do Pará, e que está em Brasília para participar em manifestações antidemocráticas organizadas pelos apoiantes do presidente Jair Bolsonaro, segundo informações da Polícia Civil.

Num apartamento arrendado em Brasília, supostamente ligado ao suspeito, foram encontrados mais cinco explosivos, além de munições, disse o delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Candido, segundo a CNN Brasil

De acordo com a Folha de São Paulo, o suspeito planeou, com outros manifestantes, a instalação de explosivos em pelo menos dois locais da capital federal para "dar início ao caos" que levaria à "decretação do estado de sítio no país", o que poderia "provocar a intervenção das Forças Armadas".

O suspeito, detido no sábado à noite, será acusado por porte e posse de armas, munições e explosivos, bem como atentado contra o Estado Democrático de Direito.

Os apoiantes de Bolsonaro estão a acampar em frente ao Palácio da Alvorada e também junto ao Quartel General do Exército, em Brasília, para pedir aos militares um golpe de Estado e impedir a tomada de posse do presidente eleito, Lula da Silva, marcada para 1 de janeiro. 

“Iremos prender qualquer um que atente contra o Estado Democrático de Direito, com ameaças e, principalmente agora, com bombas. Isso é uma coisa que nunca existiu em Brasília e não vamos permitir qualquer tipo de manifestação que possa causar mal as pessoas”, disse Candido na noite de sábado aos jornalistas.

Nas redes sociais, o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, agradeceu a Polícia Civil pela prisão. “Cumprimento a Polícia Civil do DF pela prisão e apreensões efetuadas nesta noite, com aparente ligação com o artefato explosivo desta manhã”, escreveu Dino.

 

Na cerimónia de tomada de posse, como é tradição no Brasil, o presidente desfilará num veículo aberto pelas principais ruas de Brasília para ser saudado pela população. Estão confirmadas as presenças de pelo menos 17 chefes de Estado ou de Governo, entre os quais o rei da Espanha e os presidentes da Alemanha, Portugal, Argentina e Uruguai.

São também esperadas cerca de 300 mil pessoas para assistir aos espetáculos organizados para celebrar o novo presidente. 

 

 

Continue a ler esta notícia

Relacionados