Imagens dos Yanomami desnutridos chocam o Brasil: Lula da Silva acusa governo de Bolsonaro de "genocídio" - TVI

Imagens dos Yanomami desnutridos chocam o Brasil: Lula da Silva acusa governo de Bolsonaro de "genocídio"

Lula da Silva na reserva indígena Yanomami

Bolsonaro desvalorizou as acusações, que chamou de "farsa da esquerda"

Relacionados

Quase um ano depois de #CadêOsYanomami ter percorrido as redes sociais do Brasil, o país une-se novamente na defesa dos direitos de uma das maiores comunidades indígenas da América do Sul.

Fotografias datadas da semana passada mostram crianças e idosos Yanomami em condição de desnutrição, com o abdómen inchado e outros sintomas de doenças como verminose e malária, e motivaram uma visita do presidente brasileiro Lula da Silva à reserva indígena no passado sábado. No mesmo dia, o governo brasileiro decretou estado de emergência na reserva indígena e garantiu "esforços na garantia da vida e superação dessa crise".

O primeiro passo foi divulgado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, que anunciou a instalação de um centro de operações de emergências de saúde pública na região. Paralelamente, Sônia Guajajara, a ministra dos Povos Indígenas (gabinete fundado em janeiro de 2023 pelo recém-eleito presidente Lula) recorreu às redes sociais para responsabilizar o "governo anterior" de Jair Bolsonaro por ter permitido que a situação escalasse.

Este domingo, foi a vez de Lula da Silva usar o Twitter para refletir sobre a visita do dia anterior e acusar o governo de Bolsonaro de um "crime premeditado" de "genocídio" contra a comunidade Yanomami.

"Mais do que uma crise humanitária, o que vi em Roraima [estado amazónico onde se localiza grande parte do território indígena] foi um genocídio", começou por escrever, numa sequência de dez publicações, frisando a insensibilidade dos antecessores políticos ao "sofrimento do povo brasileiro".

O presidente descreve algumas das situações que testemunhou no local e conversas que manteve com os indígenas, que vão desde situações de desnutrição extrema a trabalhadores que saem das aldeias "em busca de atendimento" e que se veem impossibilitados de regressar para prestar auxílio à comunidade.

Lula da Silva refere que os dados disponíveis são escassos, mas que dão conta de pelo menos 570 crianças menores de 5 anos que perderam a vida "com doenças que poderiam ser evitadas". A raíz do problema - para além "do descaso e do abandono por parte do governo anterior" - é atribuída ao garimpeiros ilegais, que trazem doenças e envenenam solos e rios com mercúrio.

"Por isso, repito o que disse durante a campanha, e digo novamente agora com mais convicção: não haverá garimpo ilegal em terra indígena". O líder brasileiro lista uma série de medidas a tomar, como o aumento do número de voos e melhoria das pistas de aterragem - não para que a comunidade saia das aldeias à procura de tratamentos médicos, mas para que equipas médicas consigam aceder ao local e proporcionar os cuidados necessários.

Lula declara querer "mudar a lógica atual", em que são os indígenas - na verdade, os "donos de todo o Brasil" - a abandonar as suas terras para obter acesso a cuidados básicos de saúde. "Já ouvi que no Brasil há muita terra para poucos indígenas, e que indígenas estão ocupando o território brasileiro. Mas essas pessoas esquecem que em 1500 os povos originários eram donos de todo o Brasil. Nós é que estamos ocupando o que pertence aos primeiros habitantes do país". Também aqui parece haver uma referência implícita a Bolsonaro, que criticou várias vezes a demarcação "excessiva" de terras indígenas e disse, inclusive, que "índio já tem terra demais".

Numa nota final, Lula compromete-se: "não haverá mais genocídios", em nome da "dívida histórica" que a humanidade tem para com os povos indígenas e o meio ambiente.

O ex-presidente Jair Bolsonaro já reagiu às acusações do atual governo, repudiando a "farsa da esquerda" e citando medidas aplicadas durante a sua chefia.

"Contra mais uma farsa da esquerda, a verdade: os cuidados com a saúde indígena são uma das prioridades do governo federal", escreveu no seu canal do Telegram. "De 2019 a novembro de 2022, o Ministério da Saúde prestou mais de 53 milhões de atendimentos de atenção básica aos povos tradicionais, conforme dados do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do SUS, o SasiSUS".

Em março de 2022, o Ministério da Justiça do Brasil concedeu ao ex-líder a Medalha do Mérito Indígena por "reconhecimento dos importantes serviços de natureza altruísta relacionados com o bem-estar, proteção e defesa das comunidades indígenas". A condecoração recebeu bastantes críticas por parte da oposição e de grupos ambientalistas, uma vez que a eleição de Bolsonaro coincidiu com um crescimento exponencial na exploração e devastação das terras indígenas do Brasil.

Uma questão herdada do século passado, ainda sem resolução

Em abril de 2022, a alegada violação e assassinato de uma menina de 12 anos serviram de mote para a denúncia das consequências devastadoras a nível socioambiental das explorações mineiras ilegais. As reservas dos Yanomami surgiram então queimadas e desertas, sem rasto dos indígenas, o que originou a divulgação da hashtag #CadêOsYanomami com informações relevantes sobre a exploração a que a comunidade está sujeita. 

Apesar de terem mais tarde sido localizados numa zona marcada pela exploração ilegal - e, segundo líderes indígenas, "coagidos" por garimpeiros" que "entraram na cabeça deles" - a hashtag deu lugar a outras palavras de ordem, como #SOSYanomami, que continuam a alertar para a violência sexual contra meninas e mulheres e a desflorestação e libertação de agentes químicos nocivos para o meio ambiente e para os indígenas que se alimentam de peixes contaminados. Para além disso, os exploradores são ainda veículos transmissores de doenças como gripe, sarampo, malária e, mais recentemente, covid-19. 

A reserva protegida, com tamanho equivalente ao território português, vê o seu isolamento do mundo externo comprometido pelas fartas riquezas subterrâneas, incluindo ouro. O garimpo, apontado por ambientalistas como uma das principais ameaças para a Amazónia, triplicou sob a presidência de Bolsonaro, numa concretização da promessa do político de explorar os recursos minerais e desenvolver economicamente o “pulmão do planeta”.

Esta não é, porém, uma questão recente. Um relatório da Comissão Nacional da Verdade indica que, a partir da década de 80, "comunidades inteiras desapareceram em decorrência das epidemias, dos conflitos com garimpeiros, ou assoladas pela fome". As tensões no território viriam mesmo a culminar na primeira condenação por genocídio da história da justiça brasileira, em dezembro de 1996.

Continue a ler esta notícia

Relacionados