Chuva ultrapassou nível de aviso vermelho em três zonas nas serras do Funchal - TVI

Chuva ultrapassou nível de aviso vermelho em três zonas nas serras do Funchal

  • Agência Lusa
  • DCT
  • 5 jun 2023, 19:48
Chuva (Getty Images)

O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, foi emitido pelo IPMA e está em vigor até às 15:00 de terça-feira, sendo que a precipitação deverá aumentar de intensidade durante a noite desta segunda-feira

A queda de chuva ultrapassou hoje o nível de aviso vermelho em três pontos nas serras sobranceiras à cidade do Funchal, na Madeira, indicou o delegado regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Victor Prior.

O responsável explicou, em declarações à agência Lusa, que o limite de 60 litros por metro quadrado em seis horas (60 mm/6 h) foi ultrapassado no Chão do Areeiro, a 1.500 metros de altitude, onde a precipitação atingiu 117 mm, e no Pico Alto, a 1.100 metros de altitude, que registou 110 mm.

Por outro lado, a estação meteorológica situada no Monte, a 600 metros de altitude, já sinalizou 100 mm, ao passo que a baixa do Funchal regista 34,3 mm.

A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira estão esta segunda-feira e na terça-feira sob aviso vermelho devido à previsão de chuva forte e persistente por causa da passagem da depressão Óscar.

O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, foi emitido pelo IPMA e está em vigor até às 15:00 de terça-feira, sendo que a precipitação deverá aumentar de intensidade durante a noite desta segunda-feira.

O mau tempo está a condicionar a operação no Aeroporto Internacional da Madeira, tendo afetado mais de 20 voos, entre chegadas e partidas, que foram cancelados ou divergiram para outros aeroportos.

O Serviço Regional de Proteção Civil e os serviços de proteção civil municipais mobilizaram equipas de prevenção e todos os percursos pedestres recomendados nas serras da Madeira foram encerrados.

Continue a ler esta notícia