Marcelo condena "atos inadmissíveis e intoleráveis em democracia" no Brasil - TVI

Marcelo condena "atos inadmissíveis e intoleráveis em democracia" no Brasil

  • Agência Lusa
  • RL
  • 8 jan 2023, 20:40

Chefe de Estado português manifestou a solidariedade de Portugal para com o novo "poder legitimamente investido" no Brasil

Relacionados

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, condenou este domingo o que classificou como "atos inadmissíveis e intoleráveis em democracia" protagonizados por apoiantes do ex-chefe de estado brasileiro Jair Bolsonaro contra as sedes dos poder em Brasília.

Em declarações ao telefone à SIC, o chefe de Estado português manifestou a solidariedade de Portugal para com o novo "poder legitimamente investido" no Brasil após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva como Presidente.

Marcelo reiterou o "apoio e a solidariedade de Portugal a um mandato que tem de ser respeitado", manifestando-se convicto de que a comunidade internacional, a CPLP e a União Europeia farão o mesmo.

"Todos os atos com caráter inconstitucional e ilegal são inaceitáveis", assinalou o chefe de Estado português

Centenas de apoiantes do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro invadiram e vandalizaram hoje o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), sedes do poder legislativo, executivo e judiciário, numa manifestação em que pedem uma intervenção militar para derrubar o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma semana após a sua tomada de posse.

Os manifestantes avançaram e furaram as barreiras montadas pela polícia, com imagens dos invasores dentro do salão verde do Congresso, dentro e fora do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), a serem divulgadas nas redes sociais

A polícia brasileira usou gás lacrimogéneo para tentar, sem sucesso, travar os manifestantes.

Continue a ler esta notícia

Relacionados