Marcelo reúne-se com Guterres na segunda-feira e discursa na ONU na terça - TVI

Marcelo reúne-se com Guterres na segunda-feira e discursa na ONU na terça

  • Agência Lusa
  • PP
  • 17 set 2023, 17:50
Marcelo Rebelo de Sousa. Lusa

Chefe de Estado viajará para Nova Iorque este domingo, ao fim do dia, a partir de Toronto, após a sua visita oficial de cinco dias ao Canadá dedicada às comunidades emigrantes portuguesas neste país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai reunir-se com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, na segunda-feira, em Nova Iorque, antes de discursar perante a Assembleia Geral da ONU na terça-feira.

O chefe de Estado viajará para Nova Iorque hoje ao fim do dia a partir de Toronto, após a sua visita oficial de cinco dias ao Canadá dedicada às comunidades emigrantes portuguesas neste país.

Segundo a agenda divulgada hoje pela Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa irá intervir no primeiro dia de debate geral anual desta 78.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, terça-feira, e mais tarde estará numa receção oferecida pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden.

Será a sua quinta intervenção em representação de Portugal no debate geral anual entre chefes de Estado e de Governo dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, em que também participou em 2016, 2018, 2019 e 2021.

Na segunda-feira, além de se reunir com o secretário-geral da ONU, António Guterres, Marcelo Rebelo de Sousa terá um encontro com o presidente da Assembleia Geral da ONU, Dennis Francis.

Em Nova Iorque, onde ficará até sexta-feira, o chefe de Estado irá participar em cimeiras sobre o desenvolvimento sustentável e sobre ação climática.

Durante esta semana, Marcelo Rebelo de Sousa terá também encontros com representantes das comunidades portugueses nos estados norte-americanos de Nova Iorque e New Jersey.

A 78.ª sessão da Assembleia Geral da ONU tem como tema "Reconstruindo a confiança e reacendendo a solidariedade global: acelerando a ação na Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todas as pessoas".

Continue a ler esta notícia