Marcelo considera que Ministério da Habitação autónomo é "abertura de caminho" - TVI

Marcelo considera que Ministério da Habitação autónomo é "abertura de caminho"

  • Agência Lusa
  • BCE
  • 2 jan 2023, 22:48

O Presidente da República está no Brasil a propósito da tomada de posse de Lula da Silva

Relacionados

O Presidente da República considerou esta segunda-feira que a opção de tornar o Ministério da Habitação autónomo das Infraestruturas "é uma abertura de caminho" para um "problema social grave em Portugal" e disse esperar que "tenha consequência".

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas no Palácio Itamaraty, em Brasília, no fim de um encontro com o recém-empossado presidente do Brasil, Lula da Silva.

"A habitação é um problema social grave em Portugal, e haver um ministério para a habitação autónomo é uma abertura de caminho que esperemos que tenha consequência", declarou.

Interrogado se ficou satisfeito com as declarações desta segunda-feira do primeiro-ministro, António Costa, e se as mudanças anunciadas no Governo põem fim à crise política, o chefe de Estado respondeu que nessa altura estava no Itamaraty e que de qualquer forma não iria comentar as suas palavras.

"Mas penso que o primeiro-ministro terá dito que a razão fundamental da divisão em dois ministérios era óbvia: dar maior importância à habitação", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

Por outro lado, segundo o Presidente da República, o primeiro-ministro "terá explicado que a solução adotada quanto aos dois ministérios, à chefia dos dois ministérios, tinha a ver com aquilo que correspondia mais à continuidade da política, e à continuidade administrativa e, portanto, à preocupação de não criar ruídos políticos e administrativos dentro do Governo".

"Essa a explicação apresentada", reforçou Marcelo Rebelo de Sousa.

Continue a ler esta notícia

Relacionados